Educação | Com Prefeitura de Aparecida do Taboado | 10/11/2023 15h43

Capacitação dos novos Conselheiros Tutelares de Aparecida do Taboado

Compartilhe:

A cidade de Aparecida do Taboado recebeu recentemente seus novos Conselheiros Tutelares, Cláudia Padim Dias Oliveira, Deyvid Severino de Paula Dantas, Elizandra da Silva Rodrigues, João Paulo Soares Rodrigues de Souza e Jéssica Flávia Vieira da Silva, eleitos com a responsabilidade de zelar pelos direitos das crianças e adolescentes do município. Esses cidadãos dedicados estão participando de uma série de treinamentos abrangentes que os equiparão para uma tarefa nobre que assumirão em janeiro de 2024.

A jornada de aprendizagem teve início no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), onde os futuros Conselheiros Tutelares tomaram conhecimentos fundamentais sobre políticas sociais, estratégias de intervenção e abordagens sensíveis ao público infantojuvenil.

A formação estendeu-se ao Conselho Tutelar local, onde os novos conselheiros puderam aprofundar sua compreensão sobre o papel que desempenharão. As interações com profissionais da saúde, da FESAT, do Ministério Público, proporcionaram uma visão holística sobre o bem-estar físico e emocional das crianças e adolescentes, ressaltando a importância de uma abordagem integrada.

Outra formação foi no Judiciário, favorecendo valiosos procedimentos legais e a conexão entre o Conselho Tutelar e o sistema judicial. Além disso, o envolvimento com as Polícias Militar e Cívil permitiu uma compreensão mais profunda das questões relacionadas à segurança, sendo vital para o trabalho desses conselheiros em situações de risco.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Tamara Nicolete, expressou sua gratidão a todos os palestrantes envolvidos, destacando a importância de suas contribuições para o preparo dos novos conselheiros tutelares. "Agradecemos sinceramente a todos que compartilham seu conhecimento e experiência, pois essa formação é um passo crucial para o fortalecimento da proteção infantil em nossa comunidade."

Com o aprendizado e o comprometimento dos novos conselheiros, Aparecida do Taboado se prepara para um capítulo renovado na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, confiante de que seus representantes estão devidamente preparados para enfrentar os desafios que possam surgir no prol do bem-estar da juventude local.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS