Alunos do 5º ano realizaram o plantio de algumas mudas doadas pelo viveiro de mudas de Santa Fé do Sul

"/>
Educação | Com Fiems | 22/09/2018 08h00

Escola de Aparecida do Taboado desenvolve atividades no Dia da Árvore

Compartilhe:

A Escola do Sesi de Aparecida do Taboado desenvolveu, ao longo desta sexta-feira (21/09), uma série de atividades em alusão ao Dia da Árvore. No primeiro momento, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental foram convidados para conhecer o bosque arbóreo idealizado pelos alunos da 2ª série do Ensino Médio, enquanto em um segundo momento os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental assistiram a exibição de vídeo para celebrar a data.

No projeto dos alunos do 5º ano, três estudantes da 2ª série do Ensino Médio apresentaram o projeto iniciado no fim de 2017, contando como foi a experiência, enfatizando os êxitos e as dificuldades encontradas. No segundo momento, os alunos do 5º ano realizaram o plantio de algumas mudas doadas pelo viveiro de mudas de Santa Fé do Sul.

Plantio

O momento de plantio foi acompanhado pelas professoras e pelos três alunos do Ensino Médio, que auxiliaram na retirada da embalagem das mudas e adubação da terra no momento do plantio. O terceiro momento contou com uma leitura coletiva de contos sobre a árvore e sua relação com a natureza, a leitura foi realizada pelos alunos do quinto ano à sombra de uma árvore no jardim da escola.

Os alunos participaram ativamente de todas as atividades, se envolveram em cada momento, escutando com atenção às orientações sobre o plantio de árvores, no primeiro momento e se comovendo com os contos apresentados. Os alunos leram os contos: “A árvore Generosa”, de Antonio Sabino, “A Dona Árvore”, de Raphaela Rezende, “A História da Árvore sem Flores” e “Árvore Mágica”, ambos de autores desconhecidos.

Atividades positivas

Para a coordenadora pedagógica e educacional Aline Daniele Santiago Pinto, a participação das crianças nas atividades propostas foi muito positiva, todas se envolveram e participaram ativamente das atividades. “Durante o processo de plantio algumas crianças falaram que as árvores que eles plantaram irão crescer junto com elas e, quando estiverem maiores poderão colher e saborear os seus frutos. Na reflexão sobre os contos lidos, os estudantes mencionaram a importância da árvore para a vida de um modo geral, pois além de produzirem oxigênio, elas são habitats de diversas espécies e também proporcionam alimento e sombra”, disse.

Já a professora Érica Gonçalves de Souza, que leciona as disciplinas de Ciências, Matemática e Filosofia, destacou que as atividades foram muito interessantes. “Buscamos despertar nos estudantes a importância dos vegetais para a nossa sobrevivência e, com isso conscientiza-los sobre o cuidado e preservação das árvores. Para finalizar, os alunos realizaram a leitura de contos sobre o Dia da Árvore e a reflexão que cada texto lhes proporcionou foi de grande importância”, analisou.

Estudantes

Os alunos também aprovaram a iniciativa promovida pela Escola do Sesi no Dia da Árvore. “Na quarta-feira nós aprendemos um pouco mais sobre as árvores que foram plantadas no jardim da escola e aprendemos como plantar uma semente ou muda. Hoje nós plantamos nossa própria árvores e os meninos do Ensino Médio nos ajudaram a plantar e, após o plantio das mudas, nós lemos vários contos sobre a árvore e foi muito legal”, disse a aluna Giovana Gabriele Paes Oliveira, do 5º ano do Ensino Fundamental.

“Primeiro, nós fomos aprender a plantar e como cuidar das plantas, depois colocamos “mãos à obra” para plantar nossas mudas de ipê e outras plantas. Nós recebemos a ajuda de alguns meninos da 2ª série do Ensino Médio. Achei a atividade muito interessante, a planta será como uma filha para nós pois teremos que cuidar delas todos os dias”, afirmou Isabella Cicilio de Carvalho Gouveia, aluna do 5º ano do Ensino Fundamental.

Vídeo

Ainda como parte das comemorações do Dia da Árvore, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental foram apresentados as diversas funções que as árvores desenvolvem no meio e conscientizar sobre a preservação. Eles foram direcionados para a sala de projeção, onde foi preparado um vídeo sobre a importância das árvores, ou seja, mostrando para eles que além de produzir o gás que respiramos o oxigênio e ela também ajuda a eliminar os gases poluentes do ambiente.

Desta forma, o vídeo teve como objetivo principal causar nos alunos uma reflexão profunda sobre a preservação da natureza e conscientizar que, se todos nós contribuirmos, ainda dá tempo de ajudar o nosso planeta. “Essa atividade foi muito importante pois, os alunos adquiriram mais conhecimentos sobre as árvores”, disse a aluna Jéssica Claudio Batista da Silva. “Sem as árvores não há equilíbrio na Terra, precisamos ajudar o nosso planeta para que haja o amanhã. Gostei muito do vídeo”, completou o aluno Kayky Damasceno Ribeiro.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS