Escolas de idiomas usam Halloween para ensinar e divertir

"/>
Educação | Com Hojemais | 27/10/2019 09h00

Escolas de idiomas usam Halloween para ensinar e divertir

Compartilhe:

No dia 31 de outubro comemora-se nos Estados Unidos o Halloween, tradição que também ganhou os brasileiros.

Em Três Lagoas, as escolas de idiomas de Fisk e CCAA informaram que usam a data para trabalhar o inglês de forma alegre e divertida com os estudantes. As respectivas escolas revelaram que as brincadeiras e competições animam os alunos enquanto eles estudam.

Que além disso, os professores trabalham a origem do Halloween, e repassam informações de como a data é comemorada no exterior.

Os donos da Escola de Idiomas Fisk , os empresários Gilberto e Dora Arsioli, pioneiros no município optaram por reinventar as comemorações. Por muitos anos eles realizavam o Halloween seguindo os ideais da UNICEF que sugere arrecadação financeira e que todo o dinheiro arrecadado será doado pelas escolas de idiomas a instituições como APAE, hospitais e centros de educação infantil, dentre outras.

Explicam, que por uma série de situações, em especial o número cada vez mais reduzido de ajudantes, essa prática foi escasseando. Com o passar dos anos, a escola Fisk tornou a data em uma brincadeira de criança, com gincanas, uso figurinos típicos desta tradicional confraternização americana, inclusive com a realização de animadas baladinhas, com uma pegada bem confort home (casa de conforto) nas dependências do próprio estabelecimento de ensino.

Durante a semana do Halloween a Escola de Idiomas, os professores contam a história em inglês ou espanhol para os alunos, fazem leitura de contos, exibem alguns filmes e em seguida realizam uma espécie debate com a participação de alunos de todas as classes.

Outra situação citado por Dora e Gilberto é o fato de os alunos da escola pertencerem a diversas crenças religiosas, e em respeito a eles, as comemorações são bem trick or treat (doçura ou travessuras) como uma festa comum.

Algumas delas são: scavenger hunt, escape room, quadribol do Harry Potter (ninguém voa não, ok), Jack oh'lanterna e por aí vai. Os empresários disseram que seguem todos os anos reinventando as comemorações do Halloween na escola.

Joseane M. F. Camargo, proprietária da escola de Idiomas CCAA em Três Lagoas disse que as festividades alusivas ao Halloween são realizadas pela direção e equipe de trabalho há 10 anos consecutivos.

A empresária destacou que o intuito do CCAA com relação a data é vivenciar a cultura americana junto a seus alunos, onde são trabalhados com eles não só nas situações de terror, mas também através praticas pedagógicas relativas ao ensino aprendizagem do idioma contendo atividades de imersão em Inglês, com novidades vindas direto dos Estados Unidos.

Comentou que durante todo o mês de Outubro escola fica toda enfeitada para que os alunos do CCAA entrem no clima de Halloween (31/10).

A tradicional festa da escola é denominada de ‘Halloween Party’ e é realizada em dois dias. Na véspera (8/11) os alunos vão até a escola onde realizam a oficina das abóboras, fazem maquiagens de personagens de terror. Já no sábado (9/11) ocorre o ‘Halloween Party’, que acontece às 20 horas, na rua Zuleide Peres Tabox, n.951, centro. O ambiente é preparado de forma alusiva e conta com duas salas diferentes, a fim de despertar a imaginação dos alunos e convidados de um forma divertida e com muito aprendizado.

O primeiro ambiente contará com a presença de um DJ responsável pela animação do ‘Halloween Party’ 2019 e uma bem montada praça de alimentação, com open food e refrigerante. No segundo, os alunos farão um ‘Tour Terror’ através de cenários montados contendo com várias histórias e a realização de atividades com imersão na língua inglesa.

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS