Educação | Com Fiems | 06/06/2019 10h50

No Dia Mundial do Meio Ambiente, Escola do Sesi de Três Lagoas mostra Efeito Estufa na prática

Compartilhe:

No Dia Mundial do Meio Ambiente, a Escola do Sesi de Três Lagoas comemorou com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental de uma forma diferente: no laboratório de ciências, realizam um experimento para compreender o efeito estufa na atmosfera, e os impactos desse fenômeno para vida humana.Para trabalhar a temática da data, as professoras Eliane Colen e Luciana dos Santos desenvolveram um trabalho interdisciplinar, o Projeto Meio Ambiente Sustentável, focado na questão da poluição do ar.

Os alunos identificaram o que é e como ocorre o Efeito Estufa, e aprenderam que é um fenômeno natural responsável por manter a Terra aquecida. Se ele não existisse, explica a professora Colen, temperatura média do planeta seria de -18°C, em vez dos 15°C que temos hoje.

“Entretanto, com a intervenção do homem sobre a natureza, esse fenômeno está aumentando e deixando o nosso planeta cada vez mais quente”, alerta a docente. A atividade prática consistiu na simulação do fenômeno do Efeito Estufa na atmosfera por meio de um recipiente transparente com água, leite, e a luz de uma vela.

“A preocupação em formar a consciência relacionada a necessidade do cuidado e conservação com o ambiente deve começar na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, pois somente um trabalho educativo poderá contribuir para a mudança de atitudes, hábitos e cultura em prol da sustentabilidade do planeta”, avaliou a diretora da Escola do Sesi de Três Lagoas, Zuleica Alves Guimarães.

Com a percepção do Efeito Estufa na prática, os alunos conseguiram inclusive relacionar o fenômeno com ocorrências do cotidiano. “Eu estava vindo de Campo Grande, e tinha muita fumaça na estrada, porque colocaram fogo. E isso polui o ar”, comento Isadora Palhares Coutinho Mallmann, após a aula. “Foi incrível, eu não fazia ideia de como era o Efeito Estufa, vou fazer em casa essa experiência”, acrescentou Lucas de Abreu.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS