Olimpíada de Língua Portuguesa nas escolas de Três Lagoas
Vinte e duas escolas de Três Lagoas (sendo 11 municipais e 11 estaduais) participarão de 26 de setembro a 11 de outubro da etapa estadual da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa – concurso de produção de textos para alunos das escolas públicas de todo país.
Com o tema “O lugar onde vivo”, cinquenta e dois professores da Rede Estadual e Municipal de Ensino trabalharam com os alunos, em salas de aula, poemas, memórias literárias, crônicas, documentário e artigo de opinião, os quais foram selecionados pela Comissão Avaliadora de Três Lagoas/MS.
Para Fernando Pontin, do Departamento de Gestão Educacional, do Núcleo de Educação Fundamental, “a Olimpíada de Língua Portuguesa é importantíssima no incentivo à leitura e à escrita, propiciando aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania”, disse.
PROJETO
O projeto aborda metodologias com conteúdos curriculares previstos no ensino da Língua Portuguesa, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tendo em vista a produção de diferentes gêneros textuais, o projeto é uma iniciativa do Ministério da Educação, da Fundação Itaú Social e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
Duas Escolas Municipais de Três Lagoas participarão da etapa: “Parque São Carlos”, com o poema da aluna Anna Cristiny Ananias Castro, sob a orientação da professora Sylvia Regina Mitsue Nakamura e “Antônio Camargo Garcia”, com dois projetos, o da aluna Juliana Cardoso de Menão e do aluno Fernando Geraldo dos Santos, todos sob a orientação do professor Márcio Ricardo Feltrin.
Em nome da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), a Diretora Educacional e Pedagógica, Angela Brito e a Comissão Julgadora Municipal, composta pelos técnicos Fernando Pontin, Karen Cristina Carvalho, Patrícia Despato e Geni Rosa agradecem e parabenizam a participação.
“Cumprimentamos todas as escolas, professores e alunos participantes entendendo que considerar o trabalho na perspectiva dos gêneros textuais é possibilitar caminho para diversas situações de comunicação e, ainda, favorecer a inserção efetiva do aluno no mundo da leitura e da escrita contribuindo, assim, para o exercício da cidadania”, finalizou Fernando.
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