Educação | Com Prefeitura de Selvíria | 10/11/2023 16h03

Prefeitura oferece curso para trabalhadores de Selvíria

Compartilhe:

A Prefeitura de Selvíria, por meio da Superintendência de Indústria e Comércio e Coordenação de Secretarias, do SENAR/MS e o Sindicato Rural de Aparecida do Taboado, com apoio da Associação Comercial de Selvíria e o Sr. Dias Materiais de Construção, ofereceu um curso de operação de empilhadeira, nos dias 6, 7 e 8, para trabalhadores do Município.

A operação adequada de empilhadeiras evita danos à saúde do trabalhador e à mercadoria ou carga em deslocamento. Para tanto, é necessário que o operador tenha conhecimento da máquina, dos acessórios de movimentação, do produto a ser transportado e do ambiente de trabalho.

É importante, também, o conhecimento básico sobre manutenção da empilhadeira e procedimentos adequados para operação da máquina. Por meio da qualificação técnica, o trabalhador adquire competências e habilidades necessárias para desempenhar a função de forma segura e produtiva. “No curso, eles aprenderam sobre tipos de carga, tipos de assessórios para empilhadeira, direção e articulação da máquina, legislação e trânsito da máquina, riscos, normas e regulamentações da atividade e manutenções preventivas da máquina”, detalha o superintendente de Indústria e Comércio da Prefeitura, Adelson Alberto dos Santos, que é responsável pelo Balcão de Empregos.

No curso, os participantes aprenderam sobre normas regulamentadoras da atividade; conceito e classificações da empilhadeira; importância do checklist da máquina; manutenção dos sistemas; leitura de painel de instrumentos; verificação dos componentes; componentes da empilhadeira; direção e articulação da máquina; deslocamento, movimentação e estacionamento; empilhamento e desempilhamento; utilização de EPI e EPC; transporte de carga; equilíbrio da carga conforme a empilhadeira; centro de equilíbrio e estabilidade da empilhadeira e limpeza e organização do maquinário após operação.

Parte do curso aconteceu no depósito do Sr. Dias Materiais de Construção, de Selvíria, que também cedeu a empilhadeira.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS