Sala de Robótica é inaugurada em escola da rede pública de TL

"/>
Educação | Prefeitura de Três Lagoas | 23/08/2018 08h51

Sala de Robótica é inaugurada na E. M. Professora “Maria Eulália Vieira”

Compartilhe:

A Prefeitura de Três Lagoas, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), em parceria com o Instituto Socioambiental Cenário Futuros, inaugurou na manhã desta quinta-feira (23), a Sala de Robótica da Escola Municipal Professora “Maria Eulália Vieira”. Sala recebeu o nome da professora “Ana Paula Oliveira Costa” em homenagem aos 20 anos de serviço e amor que a mesma dedicou aos alunos da escola.

Entre as autoridades presentes na solenidade estavam o prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro, a secretária Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), Maria Célia Medeiros; a secretária de Esportes, Juventude e Lazer (SEJUVEL), Marisa Rocha; o assessor especial do PROCON/TL, Mohamed Youssef El Jarouch; a Presidente do SINTED, Maria Laura Castro dos Santos; o Gerente de Projetos do Instituto Cenários Futuros, Vítor Souza e representando o Legislativo o vereador Celso Yamaguti e Davis Martineli.

Segundo Maria Célia Medeiros, “pensamos na escola “Maria Eulália” por ela trabalhar com alunos do 6º ao 9º ano e o diretor prontamente recebeu o projeto e colaborou para que tudo acontecesse”, disse.

“Estamos vivendo na REME um momento da tecnologia, com as matrículas digitais em 2017 e em 2019 com os diários digitais. Estamos fazendo um planejamento para aos poucos inserirmos na educação a tecnologia não só para os alunos, mas para os profissionais também acompanharem essa evolução no sistema”, comentou Maria Célia.

“Acredito que até o término da gestão conseguiremos implantar outras salas de robótica na REME”, finalizou a secretária.

O diretor da escola, Lelis Rocha agradeceu as parcerias recebidas, “principalmente a secretária Maria Célia e a diretora Educacional e Pedagógica da SEMEC, Angela Brito, que acreditaram em nossa escola e nos ofereceram esta oportunidade de sermos pioneiros no estado. Há outras escolas no Centro-Oeste que oferecem esse projeto, mas uma escola pública e de graça somente nós. Estamos muito felizes e em nome de todos aqui da escola agradecemos por este presente para as nossas crianças”, disse.

SALA DE ROBÓTICA

A Sala de Robótica faz parte do projeto “Jovens Brilhantes”, que é financiado pelo Instituto Neoenergia representado, na região, pela Elektro, e está presente somente em mais duas cidades do Brasil, tendo a E.M. Professora “Maria Eulália Vieira” a única a representar o Centro-Oeste.

Segundo Adriano Ferreira, da produção Técnica do Instituto, “neste primeiro momento os alunos serão apresentados aos legos motorizados que já estão disponíveis na escola e quando estiverem engajados e acostumados com a questão lego, daí futuramente será comprado para a escola o EV3 que é o robô da Lego”, explicou.

Os alunos trabalharão na sala por meio do método STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em inglês) por meio dos professores que se engajaram na capacitação são os professores de Ciências, Matemática e Português. “Isso não será uma regra e dependerá muito do educador e isso independente da idade. Mas quanto a motorização o interessante é para os alunos a partir dos 12 anos”, explicou Adriano.

O monitoramento das aulas na sala de robótica, realizadas a partir do cronograma pedagógico, será acompanhado pelo Instituto por meio de mini relatórios entregues pelos professores das atividades desenvolvidas. “Eles nos mandarão dados sobre o aproveitamento dos alunos, o que foi passado para as crianças, qual foi o rendimento delas, tudo para o Instituto decidir o momento de comprar o robô da Lego para as três cidades participantes”, disse Rodrigo.

GRATIFICAÇÃO

Para o gerente de Projetos, Vitor Souza, “é muito gratificante ver o projeto tomando forma, principalmente por estarmos preocupados com o futuro do desenvolvimento das nossas crianças. É muito bom poder ver o conhecimento sendo compartilhado com todos os jovens, o futuro da nossa sociedade”, disse.

Vitor conta que “Três Lagoas foi escolhida por ser estratégica e a Cidade se mostrou com uma boa oportunidade de expandir essa atuação e concretizar como um piloto de trabalho muito valiosos para poder desenvolver dentro do cenário local e de todo o estado”, comentou Vitor.

Angelo Guerreiro, prefeito de Três Lagoas, parabenizou todos pelo empenho e se disse orgulhoso por sua administração estar sendo referência, por meio de reformas e projetos dentro da educação.

“A educação, saúde e infraestrutura são um dos pilares da nossa gestão. Estamos na casa de 13 milhões e meio de investimento em reformas e ampliações, e não é simplesmente uma maquiagem. Precisamos cuidar do que está pronto e estamos fazendo isso e deixo meu apreço por todos os educadores, diretores e profissionais empenhados e isso é muito importante”, disse.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS