Geral | Com Assomasul | 01/07/2022 09h55

Prefeito de Chapadão do Sul leva dois troféus no XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Compartilhe:

A grande noite de premiação do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE) foi marcada por emoção com destaque para o empreendedorismo e para o espírito público no processo de desenvolvimento do país. A cerimônia, realizada nesta terça-feira (28), na sede do Sebrae Nacional, em Brasília, reuniu centenas de prefeitos, parlamentares e autoridades para reconhecer gestores públicos que investem no empreendedorismo, na competitividade dos pequenos negócios e na modernização da gestão pública local. Ao todo, 182 prefeitos e prefeitas foram selecionados para a disputa nacional do Prêmio, com 199 projetos.

Antes mesmo de revelar os vencedores, o presidente do Sebrae, Carlos Melles, elogiou o comprometimento dos prefeitos com o crescimento socioeconômico e resgatou a importância da iniciativa: “Esta é uma edição histórica: marca os 20 anos do PSPE e a os 50 anos do Sebrae. Com esse prêmio, o Sebrae incentiva a inclusão do empreendedorismo na agenda municipal, em uma parceria que utiliza os pequenos negócios como ferramenta de desenvolvimento local. Sabemos que o desenvolvimento nasce e cresce nos municípios”. Ao mencionar a trajetória do Sebrae para a transformação na gestão pública, Melles agradeceu a participação e o esforço de todos os congressistas em prol das MPE.

“O futuro do Brasil passa pelo empreendedorismo e aqui ele é semeado. Temos confiança nesse país, que tem tudo para avançar”, destacou o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.

Na categoria Desburocratização, o prefeito João Carlos Krug, de Chapadão do Sul (MS), venceu com a iniciativa Chapadão do Sul Cidade Digital Simplificada, o prefeito venceu também

na categoria Cidade Empreendedora da Região Centro-Oeste com o projeto Chapadão do Sul Polo de Desenvolvimento e Inovação. o prefeito Axel Schmidt Grael. Na Região Sul, o prefeito de Rio do Sul (SC), José Eduardo Rothbarth Thomé, levou a melhor com o projeto Rio do Sul – Capital de Oportunidades.

A predfeita de Jardim, Clediane Matzenbacher, o prefeitod e Bandeirantes, Gustavo Sprotte e o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra tambpém foram finalistas no prêmio nacional.

Dados do PSPE 2022

O XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor bateu recorde de inscrições com 1.615 projetos habilitados, de 1.327 municípios distintos das 27 unidades da federação. Desde a 3ª edição, não havia a participação de todos os estados e do DF. Em termos regionais, o destaque para o número de projetos inscritos é da região Sudeste, com 511, seguido da região Nordeste, com 455; Norte, com 256; Sul, com 277 e Centro-Oeste, com 116 projetos. Entre os estados com maior número de projetos habilitados, destacam-se São Paulo, com 236; seguido por Minas Gerais, com 176; Santa Catarina, com 104; Pará, com 93 e Rio Grande do Sul, com 90.

Entenda a competição

O lançamento da XI edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE) ocorreu em outubro de 2021. Desde então, os projetos inscritos passaram por processo de avaliação que incluíram etapas de habilitação, pré-seleção estadual e visita técnica no município para comprovação para participarem da premiação estadual. No dia 9 de junho, após a pré-seleção nacional, foi realizada a última etapa da competição com a participação de 24 jurados em encontro presencial no Sebrae Nacional, para a escolha dos 12 finalistas.

Sobre o Sebrae 50+50

Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS