Infraestrutura | Com Portal do MS | 30/12/2022 08h17

Sede de microrregião, Naviraí recebe equipamentos do governo de MS

Compartilhe:

Dando continuidade ao processo de regionalização, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) vem dotando as onze microrregiões da saúde de modernos equipamentos para diagnóstico e tratamento em procedimentos de média complexidade, bem como fazendo as readequações dos locais onde essas estruturas vão funcionar.

Naviraí, responsável pelo atendimento para seus moradores e também para a população de Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Juti e Mundo Novo (que somam uma população de aproximadamente 130 mil habitantes), é sede de microrregião e por isso está recebendo aparelhos para melhorar a prestação de serviços aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).

Para tanto, foram destinados ao município quatro equipamentos: um Raio-X Digital, um arco cirúrgico e um aparelho de ultrassom, todos já entregues no Hospital Municipal. No próximo dia 10 de janeiro, será entregue um aparelho de tomografia.

“É importante ressaltar que o Governo do Estado está disponibilizando para Naviraí um tomógrafo de dezesseis canais com 32 cortes, já que o aparelho usado anteriormente era de apenas dois canais e dezesseis cortes. Esse aumento da potência do equipamento irá garantir maior precisão no diagnóstico médico”, explica o secretário estadual de Saúde Flávio Britto.

“Esse é um ponto fundamental que a Diretoria de Assistência à Saúde, por meio da Gerência da Rede de Urgência e Emergência da Secretaria Estadual de Saúde identificou, devido à grande importância de Naviraí, por ser sede de microrregião de saúde e por atender uma grande demanda de usuários do SUS de toda região”, complementa o secretário.

Regionalização

A ação do Governo do Estado em parceria com os municípios faz parte da implementação da RUE – Rede de Urgência e Emergência, que está sendo estruturada nas onze microrregiões, visando propiciar atendimento de qualidade o mais próximo possível de onde residem os usuários do SUS, desafogando as cidades maiores, como Campo Grande e Dourados.

Segundo o secretário Flávio Britto, o fortalecimento da Rede de Urgência e Emergência (RUE) está inserido no processo de regionalização implementado pelo governador Reinaldo Azambuja, que terá continuidade na futura administração comandada por Eduardo Riedel, a partir de 1º de janeiro próximo.

“Com a entrega de modernos equipamentos e readequação de estruturas físicas nos onze municípios sedes de microrregiões, estamos levando atendimento de primeira qualidade aos sul-mato-grossenses, por meio do SUS, que prevê ações de caráter tri-partite, ou seja: o Município, o Estado e a União trabalham em conjunto e complementam ações e financiamento, cada qual no seu âmbito de responsabilidade”, conclui o secretário Flávio Britto.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS