"/>
Santa Rita do Pardo | Da redação/com Santa Rita do Pardo News | 12/05/2014 09h45

Município recebe "Ônibus da Saúde"

Compartilhe:

Santa Rita do Pardo (MS) - No último sábado (10), às 7h, o município de Santa Rita do Pardo, distante 288 km da Capital, recebeu o “Ônibus da Saúde”. A maior estrutura móvel de prevenção ao câncer do país é equipada com sala de exames ginecológicos, sala de mamografia, consultório médico e centro para pequenas cirurgias, além de uma experiente equipe de médicos. O ônibus estará estacionado na Praça da Bíblia, em frente à Estratégia de Saúde da Família (ESF).

O objetivo do programa é levar procedimentos que a população do interior de Mato Grosso do Sul não tem acesso. É o caso da aposentada Geralda de Souza Rodrigues, 66 anos, moradora de Vicentina. Geralda, que não realizava seus exames preventivos há mais de dez anos, se sentiu valorizada ao ser convidada pela Caixa dos Servidores para colocar em dia seus exames. “A equipe da Cassems me ligou dizendo que eu estava com meus exames atrasados e me convidou para colocá-los em dia. Dificilmente a gente que é velho recebe esse tipo de convite, então, me senti muito valorizada. Velho também gosta de carinho e a Cassems demonstrou um imenso carinho conosco aqui de Vicentina”, agradece a aposentada.

Um dos focos de prevenção deste programa é o câncer de colo de útero, que quando diagnosticado no início, tem maiores chances de cura. Além de identificar possíveis indícios de câncer, o atendimento no ônibus também se mostra importante por formalizar uma parceria entre o programa e o município, onde o paciente tem garanido o atendimento continuado caso apresente algum sintoma.

Viabilizador do programa, o presidente da Caixa dos Servidores, Ricardo Ayache, explica que a prevenção é o melhor caminho para evitar esse mal. “A Cassems insiste na prevenção porque o câncer de colo de útero é uma doença silenciosa, sem sintomas nas fases iniciais”, disse Ayache, salientando que se detectada na fase inicial, o tratamento da doença é totalmente eficiente, impedindo o desenvolvimento do câncer. “É muito importante realizar o exame anualmente”, frisa Ayache.

De acordo com a diretora de Assistência à Saúde da Caixa dos Servidores, Maria Auxiliadora Budib, os pacientes são todos agendados previamente pela equipe da Cassems e pelo Sistema Único de Saúde (SUS) municipal, que realiza uma triagem em mulheres com atrasos em seus exames. “Nós listamos todas as beneficiárias que não realizam exames preventivos e selecionamos os casos mais críticos. Existem episódios de beneficiárias com atraso de mais de dez anos”, explica Budib.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS