Santa Rita do Pardo | Da Redação/Com Santa Rita do Pardo News | 27/02/2015 09h55

Secretaria de Saúde inicia vacinação contra HPV

Compartilhe:

A Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Vigilância em Saúde, inicia no dia 10 de março, a campanha de vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) - vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. A doença é uma das principais causas do câncer do colo de útero – terceiro com maior incidência entre os tipos da doença que atingem as mulheres, atrás apenas do de mama e de cólon e reto.

Segundo a coordenadora do setor, Paula Romão Dias, a vacina HPV quadrivalente foi incluída no Calendário Nacional de Vacinação em março de 2014, tendo como alvo na época meninas de 12 a 13 anos. Na nova etapa da mobilização, o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária de inclusão para meninas de 9 a 11 anos, garantindo uma maior cobertura contra a doença. A meta, segundo Paula, é imunizar 80% do público alvo com a faixa etária no município e também no Distrito de Nova Porto XV.

A coordenadora destaca que a campanha será realizada nas unidades escolares; e que as doses estarão disponíveis também nas cinco unidades de saúde de abrangência do município a partir da data. A mobilização será feita em conjunto com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

Conforme o Ministério da Saúde, a vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, ela é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização. Nas doses aplicadas no Brasil, a vacina manteve o seu padrão de segurança. O órgão esclarece que a imunização é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção do HPV e do câncer do colo do útero. Ela não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS