Selvíria | Com Prefeitura de Serviria | 08/12/2020 14h45

Projeto de recuperação de nascentes continua em Selvíria

Compartilhe:

Tendo em vista a vital importância da água de boa qualidade, a possibilidade de sua escassez em várias regiões do planeta, somado ao período de estiagem na região, a Prefeitura de Selvíria por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo continua com os trabalhos do Projeto de recuperação de nascentes no município. Na primeira semana deste mês de dezembro, foi realizada, em mais uma ação do ‘Adote uma Nascente’, o replantio de 300 mudas de árvores nativas e frutíferas nas proximidades de uma nascente, desta vez no assentamento Alecrim. A ação visa proteger e recuperar a nascente de água.

O Projeto que teve início em dezembro de 2019, em assentamentos e em propriedades rurais já recuperou mais de 15 nascentes, e tem a meta de recuperar grande parte delas em curto prazo de tempo. Segundo a equipe da pasta, a perspectiva é de até meados de 2021, recuperar mais de 80% das cerca de 150 nascentes cadastradas.

A ação é também vinculada as metas de Plano Governo do prefeito José Fernando nas áreas de “Sustentabilidade e Meio Ambiente”, e tem total apoio e acompanhamento do gestor. “Através de ações como estas, visamos criar uma consciência ambiental na comunidade, pois sabemos o quanto a água é fundamental para a vida, e preserva-la é um dever de todos nós”, disse o prefeito.

Valticinez Santiago, coordenador ambiental na Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, também idealizador e técnico responsável do Projeto, afirma que o objetivo principal do projeto é evitar que, no futuro, a falta de água venha prejudicar o consumo humano, e também atividades econômicas importantes, tais como, a agricultura, pecuária e piscicultura. “O objetivo é evitar a escassez de água. As nascentes estavam sumindo, os córregos secando. E esse projeto quer reverter isso. Garantindo a sobrevivência das nascentes, garantimos água ao longo do curso”, afirmou Valticinez.

A ação conta com a participação da equipe da pasta de Meio Ambiente e Turismo e de moradores dos assentamentos e das propriedades rurais, as quais estão localizadas as nascentes.

Projeto destaque

O projeto já foi apresentado em um grande evento, em Manaus-AM, levando o nome do município a nível nacional e visa a recuperação de nascentes situadas principalmente nos assentamentos de Selvíria. Também recebeu R$ 180 mil do Fundo Estadual de Defesa e de Reparação de Interesses Difusos Lesados (Funles), gerido pela Semagro - Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, para aquisição de veículo. Também foi destaque no “Prêmio Gestor do Ano em Boas Práticas na Gestão Pública – Edição 2019”, em São Paulo, que visa reconhecer e premiar os municípios brasileiros, bem como chefes do Poder Executivo, que desenvolveram boas práticas de gestão baseadas nos princípios da transparência, equidade, ética, responsabilidade corporativa e social.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS