Saúde realiza ações da Semana de Prevenção Câncer Bucal

"/>
Selvíria | Com Prefeitura de Selvíria | 16/11/2019 12h43

Saúde realiza ações da Semana de Prevenção Câncer Bucal

Compartilhe:

Em todo o Estado de Mato Grosso do Sul, dos dias 04 a 08 de novembro foram realizadas com apoio do Conselho Regional de Odontologia e de prefeituras, ações alusivas à Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal. Em Selvíria, as ações também contaram com as equipes de saúde bucal, que não mediram esforços para levarem informação e prevenção a toda população, com total apoio do prefeito, José Fernando Barbosa, que possui formação em odontologia, e também do secretário municipal de Saúde, Raimundo Pinheiro Bastos.

Foram realizadas palestras nas unidades de saúde, atendimentos preventivos com exames bucais - com foco em lesões com potencial maligno -, bem como visitas domiciliares à pacientes com histórico de alcoolismo e de tabagismo (com mais de 40 anos de idade). As ações abrangeram Selvíria, com o Dr. Felipe Fernandes, também o bairro da Vestia, com a Dr (a). Camila Diogo e área rural com a Dra. Kelwller Ferraz, nos assentamentos Alecrim, São Joaquim e Canoas.

Saiba mais sobre a doença

No Brasil, o estado de Mato Grosso do Sul está em 2 segundo lugar com maior índice de pessoas com câncer de boca. Atitudes simples como abstenção de fumo e bebidas alcoólicas, dieta rica em alimentos saudáveis e boa higiene oral diminuem as chances de desenvolver a maioria das doenças malignas, inclusive os tumores na boca, que são os mais comuns tipos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil. A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que a prevenção pode ajudar a reduzir a incidência de câncer em até 25% até 2025.

Câncer de boca mata! Se não descoberto e tratado logo no início, às chances de cura reduzem. A prevenção é a melhor solução. Acesse e se informe: http://saude.gov.br/.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS