Selvíria | AssComunicação da Prefeitura Municipal de Selvíria | 15/12/2011 11h10

Selviriense representa MS na XIV Conferência Nacional de Saúde

Compartilhe:

No período de 30 de novembro à 04 de dezembro, foi realizado em Brasília, o maior evento de Saúde do Brasil, a 14ª Conferência Nacional de Saúde, que acontece a cada quatro anos com objetivo de debater e aprimorar as políticas públicas voltadas para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Cerca de quatro mil pessoas, entre delegados e convidados participaram do evento. Logo após a abertura, o ministro da Saúde e presidente da 14ª CNS, Alexandre Padilha, destacou a importância da realização das conferências estaduais e municipais como ferramenta de fortalecimento do Sistema único de Saúde. “Todas as propostas trazidas para este espaço de debates são legítimas, mas precisamos colocar antes de qualquer interesse específico a qualidade aos usuários do SUS”, destacou o ministro.

O Relatório Final da 14ª Conferência Nacional da Saúde foi aprovado no domingo (04/12 – último dia de trabalhos) pelos delegados eleitos em todos os estados brasileiros nas conferências estaduais. Após a votação, uma Carta da Conferência voltada à sociedade brasileira foi apresentada aos participantes. O documento que sintetiza o debate desenvolvido no evento ao longo de quatro dias, contou com o apoio da Comissão Organizadora e de vários segmentos.

O presidente da 14ª CNS, ministro Alexandre Padilha, explicou que assim como aconteceu em vários estados, um relatório e uma carta saíram como resultado das conferências. “Esse é mais um momento histórico em que o Relatório Final é aprovado e uma declaração à sociedade também. Parabéns a todos os delegados. Viva o controle social e viva a democracia do crachá”, disse Padilha em alusão à aprovação da Carta da 14ª Conferência durante encerramento do evento.

Para o selviriense Jorge Aristides Guimarães (agente de Vigilância Sanitária), que foi um dos delegados que representaram o estado de Mato Grosso do Sul, o momento é de celebração para a Saúde. “Estou muito orgulhoso por ter participado desta Conferência, que representa um esforço democrático para mostrar ao país o que é realmente importante para a consolidação do SUS. É um momento histórico também no sentido de reunir diversas representações da sociedade, o que vai permitir consolidar um Sistema que atenda a todos e todas”, considerou Jorge.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS