Selvíria | Com Assessoria de Comunicação | 17/08/2017 16h43

Senar traz capacitação de Piscicultura e outras mais para Selvíria

Compartilhe:

Entre os dias 8 à 11 deste mês de agosto, o SENAR de Mato Grosso do Sul (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com a Prefeitura Municipal, e Sindicatos Rurais, de Selvíria, e de Aparecida do Taboado, realizou cursos de capacitação de, Corte e Costura, e de Implantação e Manejo Básico de Piscicultura. Os participantes foram, assentados, moradores de áreas rurais, e munícipes interessados nos segmentos.

O primeiro módulo do curso de Corte e Costura, foi realizado na sede da Associação dos Produtores Rurais do Assentamento São Joaquim, com a carga horária de 40 horas. Nesse primeiro módulo, os participantes aprenderam sobre, caracterização de cada material; preparação do local; noções de medidas; metodologia adequada para tirar e anotar medidas; confecção de moldes; entre outros. Já no segundo módulo, que começou na ultima segunda-feira (14), e que vai até a próxima sexta-feira (18), também com duração de 40 horas, os participantes vão poder por em prática toda a aprendizagem, na confecção de peças em tecidos. O total de participantes do curso são 11 (onze), segundo o instrutor, Idelfonso Vasque Rodrigues, do SENAR/MS.

O curso de Implantação e Manejo Básico de Piscicultura teve a carga de 32 horas, e foi dividido em aulas teóricas e praticas. As aulas teóricas foram realizadas na Câmara Municipal, e parte prática, em uma área particular com piscicultura, localizada no município. Na oportunidade, os participantes puderam aprender sobre: medidas de segurança no trabalho; novas exigências profissionais e mercado de trabalho; considerações sobre piscicultura; implantação da piscicultura; manejo do viveiro; manejo básico da água; biologia e anatomia dos peixes; sistemas de cultivo; e manejo dos peixes. O total de participantes foram 12 (doze), segundo o instrutor do SENAR/MS, André Luiz Nunes.

Segundo informou o secretário municipal de Indústria, Comércio e Desenvolvimento, Gustavo Lourenço, ainda nesse mês de agosto, haverá outro curso de Implantação e Manejo Básico de Piscicultura, pelo SENAR, que acontecerá nos mesmos locais, entre os dias 22 à 25, e com o mesmo número de participantes.

“A procura de capacitação para este setor tem aumentado no município, pois é um segmento que está em pleno desenvolvimento, e tende a crescer muito. E acreditamos que investir em capacitação, é o caminho ideal para preparar a população, não só neste, como para outros setores também, e buscamos parcerias para tal. Cursos de qualidade e gratuitos como os do SENAR serão sempre bem-vindos”, destacou o secretário, Gustavo.

O chefe de setor na pasta de Indústria, Comércio e Desenvolvimento, João Aparecido da Silva, juntamente com o Secretário, Gustavo, tem acompanhado de perto as capacitações, e ressaltou que: “Devido a parcerias como as do SENAR, conseguimos oferecer aos moradores das áreas rurais do município, melhores condições no fomento às atividades produtivas rurais”, informou.

Também nos dias 16 à 18 deste mês, segundo informações da pasta, se iniciarão em uma propriedade rural particular do município, o curso de Sangria de Seringueiras, pelo SENAR, que tem como objetivo levar ao participante noções da cultura da seringueira e as práticas de coleta do látex. O curso terá carga horária de 24 horas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS