Trânsito | Com Camila Carvalho | 21/09/2016 08h29

Entenda como funciona a Zona Azul em Três Lagoas

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Após duas prorrogações, a pedido do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Varejista(Sindivarejo) e do sindicato dos Empregados do Comércio, a empresa Central Park já iniciou o trabalho de venda e fiscalização da área azul no centro de Três Lagoas, desde o início do mês, dia 8.

Apesar das críticas e de muitos serem contra, o objetivo do estacionamento rotativo tem dado certo, diariamente, durante o horário comercial é possível estacionar facilmente em qualquer quadra onde a área é azul. Inicialmente, haviam alguns problemas que causavam transtornos nos pontos de vendas e a população, porém a empresa tem se dedicado a corrigir falhas “cada cidade tem sua peculiaridade”, disse Mario Guecks, gerente da Central Park em Três Lagoas.

Muitos três-lagoenses tem reclamado de não encontrar os fiscais na hora de comprar ou após ser notificado. Segundo o secretário municipal de transito, Milton Silveira, as pessoas ainda estão se adaptando ao processo.
“O três-lagoense está acomodado. Achando que a função dos agentes é vender, mas não é. A função deles deveria ser restrita a fiscalizar, se as pessoas estão pagando pela vaga e utilizando pelo tempo permitido”.

Segundo o Mário, sobre as falhas no sistema, já foi realizada recentemente manutenção em todas as máquinas espalhadas nos mais de 80 pontos comerciais da cidade. “E para evitar problemas com o sinal do sistema, a empresa está com chips de todas as operadoras para evitar transtornos com os usuários”, complementou o gerente.

De acordo com três empresas que são ponto de vendas, após as correções, geralmente o sistema funciona. “O problema é com o sinal da internet em dias de chuva, fica ruim, sai do ar”, contou uma empresária de um ponto de vendas.

Em outro ponto, uma vendedora afirmou que muitas pessoas ainda não entendem como funciona a utilização da zona azul.

COMO COMPRAR

Sobre como e onde comprar, Mario afirma que existem três formas: nos pontos de vendas; pelo aplicativo, disponível para sistema android e iOS. De acordo com algumas avaliações de usuários que instalaram o app, muitos tiveram dificuldade e encontraram problemas, o Hojemais testou o aplicativo e confirma que ele está funcionando normalmente e é simples de usar; outra forma de comprar crédito é diretamente com um dos agentes fiscais, são 24, que ficam espalhados pela área, e estão identificados pelo uniforme azul, da empresa.

NOTIFICAÇÃO E MULTA

Quando um usuário estaciona em uma vaga da área azul, ele tem dez minutos para ir até um ponto de venda ou encontrar um agente, e pagar o valor da tarifa (R$ 1,60 para carros) e (R$ 0,60 para motos), que dá o direito de permanecer por uma hora na mesma vaga, é possível comprar até duas horas por vaga.

O usuário de carro que deixar de adquirir o ticket será notificado a pagar R$ 8 e o de moto R$ 3, correspondente ao uso de cinco horas, desse valor, após o pagamento, retorna para o cliente o crédito de duas horas. Quando notificado, o usuário poderá realizar o pagamento nas lojas conveniadas ou no escritório da empresa, localizado na rua João Gonçalves de Oliveira, 676, centro.
Caso o usuário não pague a notificação em até cinco dias, ele será multado em R$ 127,69 e perderá cinco pontos na Carteira de Habilitação.

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