Três Lagoas | Da redação/com JPTL | 25/09/2013 10h31

Exceto Banco do Brasil, Bancários continuam em greve em Três Lagoas

Compartilhe:

Três Lagoas (MS) - Os bancários de Três Lagoas continuam em greve, exceto os do Banco do Brasil, cuja agência atende normalmente durante o expediente compreendido entre as 10hs e 15 hs. Segundo a presidente do Sindicato dos Bancários de Três Lagoas, Thelma Regina Canisso, não houve contraposta por parte da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), por isso a greve continua por tempo indeterminado.

A sindicalista informou que em Três Lagoas o abastecimento dos terminais eletrônicos está ocorrendo normalmente. “Apenas na Caixa Econômica Federal não é possível fazer o depósito, porque não têm funcionários trabalhando para fazer o processo do módulo de depósito, que está fechado. Saques e as demais transações continuam sendo feitas normalmente”, comentou.

Entretanto, depósitos, pagamentos de boletos e outros procedimentos podem ser realizados nos correspondentes bancários, assim como nas lotéricas. “Nesses locais o atendimento continua normal, porque os funcionários dos correspondentes bancários são terceirizados, não estão vinculados ao sindicato, porque não são bancários”, destacou.

Quanto ao Banco do Brasil, Thelma informou que, hoje, os representantes do sindicato vão entregar panfletos em frente a agência mostrando o quanto o salário desses funcionários ficou defasado com o passar dos anos. Em 1997, segundo ela, os bancários do Banco do Brasil recebiam cerca de sete salários mínimos. Atualmente, recebem cerca de dois salários mínimos.

Os bancários querem um reajuste de 11,93%, que leva em conta a inflação mais 5% de ganho real. Já a Fenaban apresentou contraproposta de 6,1%, que é o índice INPC referente ao período, para corrigir salários, pisos e todos os complementos salariais.

CORREIOS

Quanto à greve dos funcionários dos Correios, em Três Lagoas, não houve novas adesões. Apenas três carteiros continuam de braços cruzados. Entretanto, o presidente do sindicato que representa a categoria, disse que vai continuar o trabalho de mobilização visando sensibilizar e ganhar novas adesões de funcionários à greve.

Em Mato Grosso do Sul, 91,02% dos empregados dos Correios continuam trabalhando normalmente, segundo informou a assessoria da empresa. Em Campo Grande foi realizado um mutirão de entrega de correspondências. Em Três Lagoas e demais do Estado não houve mutirão porque a maioria dos carteiros está trabalhando. Segundo a empresa, no Estado, as 110 agências dos Correios estão abertas e prestando serviços postais, incluindo SEDEX, e atendimento de correspondente bancário via Banco Postal – Banco do Brasil. Apenas os serviços com hora marcada foram suspensos.

A proposta oferecida pelos Correios é um reajuste de 8% nos salários, equivalente a reposição da inflação do período que é de 6,27%, mais ganho real de 1,7% e mais 6,27% nos demais benefícios.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS