Três Lagoas | Da redação/com JPTL | 25/07/2013 13h08

Faltas nas escolas chegam a 60% por causa do frio em Três Lagoas

Compartilhe:

Três Lagoas (MS) - As baixas temperaturas registradas nesta semana, em Três Lagoas, quando os termômetros registraram até 7ºC e a sensação térmica chegou a 2ºC, fez com que a maioria dos estudantes não retornasse às escolas, após 15 dias de recesso escolar. Em algumas escolas, 60% dos alunos têm faltado às aulas. A baixa frequência, segundo os diretores, é registrada nos três períodos, manhã, tarde e noite.

Na Escola Estadual Bom Jesus, com cerca de 1,2 mil alunos matriculados, somente 40% deles estão frequentado a escola, nesta semana de frio. De acordo com a diretora Ângela Maria Jorge, a ausência de boa parte dos estudantes está relacionada à falta de agasalho. “A equipe escolar até já se mobilizou e promoveu uma campanha do agasalho interna para doar roupas e sapatos aos alunos carentes. Ontem, tinha alunos aqui de chinelo, com blusas de malha fina e com a boquinha roxa. A cena foi de cortar o coração. Por isso, agimos rapidamente para ajuda-los”, contou.

Já na Escola Estadual João Tomes, doenças típicas do inverno, como gripes e resfriados, também colaboraram para as faltas. Segundo o diretor adjunto, José Bento de Arruda,  muitos pais ligaram para justificar que não mandariam os filhos para os estudos, alguns por conta da previsão de temperaturas negativas, outros, porque as crianças estão resfriadas. Assim, do total de 740 estudantes, somente 40% estão frequentando as salas de aulas. A baixa frequência, conforme Arruda, é registrada nos três períodos. Ele completou dizendo que, neste período de frio, até o cardápio da merenda foi alterado. “As merendeiras estão preparando sopa de legumes com carne. Um prato muito consumido em dias de frio”, disse o Arruda.

Entretanto, o diretor esclareceu que esta falta dos estudantes não vai interferir na grade escolar. Nesta semana os professores estão revisando o material visto nos bimestres anteriores. A partir da próxima segunda-feira, inicia o material do 3º bimestre.

ATRASO

Enquanto isso, na Escola Estadual João Magiano Pinto (Jomap), de acordo com a diretora adjunta, Lourdes Alves de Souza, ontem, pela manhã, em algumas salas do ensino médio, só tinham dois alunos por turma. Assim, foi impossível iniciar o conteúdo do 3º bimestre. “Nos meus 12 anos de trabalho no Jomap, nunca tinha presenciado alunos faltarem por conta do frio. As temperaturas desta semana são atípicas.”, disse Lourdes.

Ainda segundo Lourdes, o período com maior frequência nesta semana, é o vespertino, com 60% de frequência. Os motivos, conforme a diretora adjunta, são pelo fato de, à tarde, estar um pouco mais quente, além dos estudantes do ensino fundamental – 1º ciclo, não gostarem de faltar às aulas. “Ontem, tinha até alunos agasalhados com cobertores aqui na escola”, contou.

PARTICULAR

Já na escola particular da rede Serviço Social da Indústria (Sesi), a realidade é diferente. Do total, de 950 alunos, cerca de 20% faltou nesta semana. De acordo com a coordenadora do ensino fundamental – 2º ciclo – e, ensino médio, Rozenir de Paula, o motivo da baixa assiduidade é em relação ao frio.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS