Três Lagoas | Da redação/com JPTL | 15/08/2013 16h38

Pacientes do SUS esperam até nove meses por cirurgia na cidade

Compartilhe:

Três Lagoas (MS) - Em Três Lagoas, pelo menos 742 pessoas estão na fila de espera para fazer cirurgias de alta complexidade, em Campo Grande, pelo Sistema Único de Saúde.Conforme Caroline Borges Corrêa, coordenadora da Central de Regulamentação, a média de espera é de cinco a seis meses, mas em alguns casos pode chegar até a nove meses.

A jovem, Vitória Luciana dos Santos, 25, moradora do bairro São João, é um exemplo. Ela aguarda há quatro meses por uma consulta com um médico endocrinologista, na capital, para este profissional solicitar cirurgia bariátrica (redução de estômago). 

Vitória explicou que em dezembro do ano passado sofreu um acidente de moto, fraturou a tíbia – perna direitae passou por cirurgia. Logo de início, segundo Vitória, o médico, já antecipou que ela teria problemas na recuperação por conta do excesso de peso, sendo solicitada a realização de cirurgia bariátrica, mas  o pedidofoi negado. O SUS determina que este procedimento seja solicitado por um endocrinologista. Após, passar por consulta com uma médica endocrinologista no Centro de Especialidades Médicas (CEM), em abril deste ano, Vitória aguarda encaminhamento para ser atendida pelo SUS, em Campo Grande, onde deverá ser realizada a cirurgia. Pesando 132 quilos, distribuídos num corpo de 1,63 m de altura, aguarda ansiosa pela realização da intervenção cirúrgica, pois o seu índice de massa de massa corpórea (IMC) é 48, conforme exame realizado no CEM. “Preciso desta cirurgia urgente, passo o dia inteiro sentada no sofá, não consigo ficar em pé por conta das dores, nem mesmo com auxílio do andador ou muleta. Minha irmã precisou deixar o emprego para cuidar de mim, ou melhor, da minha família, dois filhos e marido”, disse. E continuou: “Meu sonho é recuperar minha vida, voltar a trabalhar, sou vigilante profissional, além de voltar a cuidar da minha família, e ainda me livrar das fortes dores que sinto”, frisou.

LISTA

De acordo com dados da Central de Regulamentação, como Vitória, mais quatro pessoas esperam pela cirurgia bariátrica, outras 560 aguardam para fazer mapeamento de retina e cirurgia de pterígio (pele sobre o canto dos olhos), 11 pacientes esperam por cirurgias de cabeça e pescoço, 14 três-lagoenses também aguardam liberação do SUS para fazer cirurgia de joelho, ombro e mão, entre outros.

Ainda com base nos dados do setor, um dos procedimentos com maior agilidade é referente ao cateterismo cardíaco, com espera entre um e dois meses. Já em relação às neurocirurgias a espera chega até a nove meses, e por angioplastia, cirurgia de cabeça e pescoço os pacientes aguardam cerca de seis meses.

Os números apontam que a espera por cirurgias no SUS é demorada, porém, a coordenadora da Central de Regulamentação, não especificou o motivo desta longa espera. Entretanto, segundo Caroline, a Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, tem buscado recursos com o intuito de melhorar este setor no município, e, recentemente, foi aberta licitação para contratação de profissionais prioritários nas especialidades de: reumatologia, hematologista, neurocirurgião, neurologista e endocrinologista. Porém, estas contratações não interferem na fila de espera das cirurgias, pois estes médicos serão para a área de consultas e exames especializados.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS