Três Lagoas | Da redação/com Perfil News | 02/09/2013 11h43

PMA de Três Lagoas autua pescador sem licença de pesca no Rio Paraná

Compartilhe:

Três Lagoas (MS) - Um pescador foi autuado em R$ 600 pela Polícia Militar Ambiental de Três Lagoas durante fiscalização realizada neste final de semana no Rio Paraná conhecido como “Rio Jupiazinho” por pescar sem licença ambiental.

De acordo com informações do tenente Gildo de Souza da PMA de Três Lagoas, no momento da autuação, o pescador pescava pelo sistema embarcado - tipo de pesca caracterizada pela captura de peixes por meio de uma embarcação. Ele havia capturado 5 Kg de piapara que foram apreendidos pela polícia Ambiental.

A Polícia Militar Ambiental apreendeu ainda um motor de popa, quatro molinetes com varas de náilon utilizadas na pescaria e um barco. Os policiais efetuaram um auto de infração administrativo contra o pescador que não teve o nome divulgado.

No rio Jupiazinho 90% dos pescadores são do Estado de São Paulo e no local é possível encontrar as espécies de peixes como Dourado, piapara, corumbá e pescado.

O tenente informou que para se pescar no local é necessário o pescador possuir a licença de pesca e o mesmo deve pagar um taxa de R$ 60 para pescar pelo sistema “Pesca Embarcada”, aquela feita com o uso de um barco.

“Muitos pescadores aposentados, acham que pelo fato de terem mais de 65 anos, estão isentos da taxa da licença de pesca. O pagamento da taxa vale para todos os pescadores, inclusive aposentados” destacou o tenente.

A pesca sem licença não é considerada crime ambiental, trata-se apenas de infração administrativa. O pescador autuado tem o prazo de 20 dias para pagar a multa e ter o material apreendido restituído.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS