Três Lagoas | Da redação/com JPTL | 04/09/2013 13h00

Prefeitura de Três lagoas trabalha inclusão social nas Unidades Penais

Compartilhe:

Três Lagoas (MS) - A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Departamento Municipal de Cultura, trabalha a inclusão social em todos os setores, inclusive, nas unidades penais da cidade oferecendo cursos de música,  através dos projetos do Núcleo de Música Municipal.

Por meio do projeto Ação, Cultura e Convívio, coordenado pelo Departamento citado, são disponibilizados dois professores de música que oferecem aulas de violão e acordeon na Penitenciária de Segurança Média de Três Lagoas (Presídio Masculino). O projeto é uma parceria entre Departamento de Cultura e Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário do Mato Grosso do Sul (Agepen-MS).

O Ação, Cultura e Convívio também é oferecido àpopulação atendida pelo projeto Desafio Jovem Peniel, fruto da parceria com a Igreja Peniel, onde também são disponibilizadas aulas de violão.

CULTURA E ARTE

Já por meio do projeto Cultura e Arte, também idealizado pelo Departamento de Cultura, são oferecidas aulas de violão, uma vez por semana, na Unidade Educacional de Internação - Unei e na Colônia Penal Industrial Paracelso de Lima Vieira Jesus (Semiaberto) Masculino.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Música do Departamento de Cultura, Cidinha Mariano, os projetos musicais buscam a ressocialização por meio da música e da disciplina. "O objetivo desse projeto é fomentar as tradições, o resgate da boa música e, principalmente, divulgar as músicas do nosso Estado", declara Cidinha.

"A cultura do violão, do acordeon, por exemplo, é muito positiva no sentido da humanização da pena", diz o diretor do Presídio Masculino, Edmar Prado de Freitas.

Nas Unidades Penais, as aulas têm em média, a duração de uma hora e não contam para diminuição da pena.

VISITA AO LAR DOS VELHOS

Professores do projeto Ação, Cultura e Convívio estiveram no Lar dos Velhos “Eurípides Barsanulpho”, na última sexta-feira (30). A visita acontece uma vez ao mês, ocasião em que  comemoram mais um ano dos aniversariantes do mês, com bolo, guaraná e muita música.

“O tradicional Chamamé, Modão e Vanerão não podem faltar no repertório da festa. Os idosos também fazem pedidos, entre eles a música Asa Branca”, contou o professor de Acordeon, Everton Ottoni.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS