Três Lagoas | Da redação/com JPTL | 28/07/2013 14h42

Projeto de lei visa correção da duplicidade de nomes de ruas

Compartilhe:

Três Lagoas (MS) - Dentro de 15 dias, a administração municipal, através da Secretaria de Governo, encaminhará para a Câmara Municipal, o novo projeto de lei que prevê resolver a duplicidade de nomes de ruas e números de residências em Três Lagoas, como. A prefeita Márcia Moura (PMDB) já adiantou que essa é uma das prioridades do seu governo, resolver a “bagunça” em relação à questão de endereços na cidade. 

Segundo Nivaldo Gerotti, assessor da Secretaria de Governo, foi realizado um novo mapeamento do perímetro urbano, com a extensão de cada loteamento e a nominação atual de vias públicas. “Esses mapas, juntamente com o projeto de lei, serão encaminhados ao Legislativo para que os vereadores possam fazer a redenominação de ruas, estabelecendo o início e fim de cada logradouro, assim como estabelecer a quantidade de quadras em cada loteamento. As vias que sofrerem alterações, a Prefeitura irá afixar novas placas indicativas para orientar a população. Do jeito que o projeto está, a Câmara tem condições de aprovar tudo dentro de 60 dias”, destacou.

Gerotti informou que na mensagem do projeto estará prevista a orientação que a Câmara deverá seguir para resolver esse conflito de endereços em Três Lagoas. “Por exemplo, se o bairro tem o nome de um país, o porquê não redenominar as ruas com nomes de outros países. Outro exemplo, se o bairro chama Arara, o porquê não identificar as ruas com nomes de aves para ficar de fácil entendimento a população”, exemplificou.

A discussão sobre os conflitos em relação a denominações das vias públicas em Três Lagoas começou em 2008. No ano seguinte, através de uma lei municipal, foi constituída uma comissão especial formada por membros de diversos segmentos da sociedade, com a finalidade de regularizar e padronizar a denominação das vias públicas.

Após várias reuniões e levantamentos realizados pela comissão, foram detectadas 185 impropriedades quanto a endereços em Três Lagoas. A principal diz respeito à duplicidade de nomes de ruas. Com a aprovação desse novo projeto, Gerroti afirmou que isso deixará de existir. “Duplicidade de nomes e números de ruas, assim como rua A, B, C.... por exemplo, deixarão de existir. Tem que ter uma denominação as ruas, ou identifica-las de acordo com o bairro. As rua denominadas de projetadas terão que ter nome”, alertou.

Essa situação tem dificultado a localização de endereços, principalmente para quem não conhece o município, sem contar o transtorno para a entrega de correspondências. Os Correios e seus empregados-símbolo, os carteiros, enfrentam dificuldades para fazer a distribuição e entrega de correspondências e encomendas em Três Lagoas, em razão do endereçamento e identificação incorretas em algumas regiões da cidade.

Segundo a assessoria dos Correios, os principais problemas encontrados são a repetição da numeração em imóveis , domicílios diferentes têm números iguais e desordenados ao longo de uma mesma rua. Vias onde a identificação dos imóveis se dá apenas por quadra e lote e bairros onde uma mesma rua tem mais de um mesmo nome utilizado para endereçamento.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS