Três Lagoas | Da redação/com JPTL | 30/08/2013 10h46

Três Lagoas está próxima da marca dos 110 mil habitantes

Compartilhe:

Três Lagoas (MS) - Em um ano, Três Lagoas ganhou 4.409 habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicados ontem, no Diário Oficial da União. De acordo com as estimativas de população, com data de referência em 1º de julho 2013, Três Lagoas conta com 109.633 habitantes.No levantamento realizado no ano passado, o município contava, em 2012, com 105.224 moradores. 

Se comparado a 2011, quando Três Lagoas tinha 103.536 habitantes, constata-se que o município ganhou 6.097 novos moradores em dois anos. No ano passado, Três Lagoas passou a ser a terceira maior cidade de Mato Grosso do Sul, quando ultrapassou oficialmente corumbá, que caiu para a quarta posição no número de habitantes.

Nesse ano, Três Lagoas continua ocupando a mesma posição do ano anterior. O município perde apenas para Campo Grande e Dourados. A capital ganhou 26.953novos habitantesnesse ano, conforme os dados divulgados ontem. Em 2012, Campo Grande tinha 805.397 moradores, neste ano, saltou para 832.350 habitantes.

Já Dourados, a segunda maior cidade do Estado, em 2012, tinha 200.729 moradores, neste ano, passou a contar com 207.498 habitantes.

De acordo com o secretário municipal de Assuntos Governamentais, o economista Walmir Marques Arantes, Três Lagoas teve um crescimento populacional de 4,2% nesse ano comparado a 2012. “Em percentual, a cidade teve um crescimento populacional maior que Campo Grande e Dourados, que apresentaram um crescimento de 3,3% no número de habitantes nesse ano, comparado a 2012”, explicou Walmir Arantes.

INDUSTRIALIZAÇÃO

Para Arantes, esse crescimento populacional deve-se a instalação das três grandes indústrias instaladas no município: Eldorado, Fibria e Internacional Paper e a fábrica de fertilizantes da Petrobras em fase de construção. Na opinião do secretário, se Três Lagoas continuar tendo esse crescimento de 4% por ano, a projeção é de que, em 2020, o município tenha aproximadamente 150 mil habitantes.

A partir do desenvolvimento industrial de Três Lagoas, mais precisamente de 2007 para cá, com a chegada da fábrica de celulose e papel, a cidade passou a receber um número maior de pessoas. Conforme a contagem da população realizada em 2007, o município tinha 85.914 habitantes.  Em seis anos, houve um aumento de 23.719 habitantes em Três Lagoas.

Para o IBGE, o resultado das estimativas não pode ser considerado um crescimento populacional.  O órgão alega que o aumento real só é considerado quando éfeito uma contagem de população- que é realizada a cada cinco anos, ou com o Censo- que ocorre a cada dez ano.

FLUTUANTE

Apesar dos dados oficiais divulgados pela IBGE, Três Lagoas conta com uma população flutuante considerável. Segundo o diretor da Secretaria de Indústria e Comércio, Diógenes Marques, é estimado que Três Lagoas tenha uma população flutuante em torno de 15 a 20 mil pessoas. “Além dos trabalhadores da UFN 3, em torno de seis mil, nesse momento, temos ainda os universitários, os profissionais liberais e outras pessoas que trabalham durante a semana, ou permanecem por um tempo até maior, mas que não residem em Três Lagoas. Essas pessoas continuam tendo o seus domicílios em outras cidades”, comentou Diógenes.

O IBGE, no entanto, não contabiliza essas pessoas como moradoras. Até o Censo de 2000, o órgão contava a população residente e a flutuante, a partir daí não dispõe mais desse indicador para precisar.

ESTADO E BRASIL

De acordo com dados divulgados ontem pelo IBGE,o Brasil conta com uma população estimada em 201.032.714 habitantes. Em 2012, estimava-se que o país tinha 193.946.886 moradores.  Mato Grosso do Sul, conforme dados divulgados ontem, tem 2.578.267 habitantes. No ano passado o Estado tinha 2.505.088 moradores.

A partir da data da publicação dos dados das estimativas, os municípios têm 20 dias para interpor a reclamações junto ao IBGE, que, após examiná-las, têm que enviar até o dia 31 de outubro do corrente ano as estimativas definitivas ao Tribunal de Contas da União.

Walmir Marques Arantes adiantou que a Prefeitura não pretende contestar os dados porque acredita nos dados e no trabalho do IBGE, que é um órgão sério. A estimativa de população é realizada a cada ano e tem como finalidade corrigir o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Migrantes que influenciaram no aumento da população 

O aumento populacional da cidade deve-se a muitas pessoas que vieram para o municipio por causa da industrialização. É o caso da engenheira florestal, Mariana Amaral do Amaral.

Ela e o esposo resolveram visitar alguns amigos que vieram transferidos do Rio Grande do Sul para Três Lagoas e gostaram da cidade, e há quatro anos decidiram ficar morando no municipio. O casal é proprietário de uma empresa que presta serviço na àrea de engenharia para a Fibria e Eldorado.

A professora Valdirene Aparecida Aquino está em Três Lagoas há quatro anos. Ela chegou um depois do marido que veio para trabalhar na Fibria. Valdirene, conhecida como Val, contou que no começo não gostava da cidade, mas com o passar do tempo, depois que mudou para o bairro, onde moram várias pessoas que prestam serviço para a empresa, assim como após conhecer outros tres-lagoenes, passou a adorar Três Lagoas. Apesar de ser professora, decidiu não trabalhar fora para cuidar dos filhos, um menino e uma adolescente.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS