Três Lagoas | Da redação/com JPTL | 20/09/2013 12h34

Trilhos chegaram, mas obras do contorno continuam paradas

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Três Lagoas (MS) - As obras do contorno ferroviário de Três Lagoas, paradas desde abril do ano passado, até hoje não foram retomadas, apesar dos trilhos e demais materiais necessários para a sua conclusão estarem disponíveis desde julho. Enquanto isso, motoristas de veículos e as demais pessoas que utilizam a via, ficam submetidos aos transtornos que impedem o fluxo de trânsito com as manobras de trens nas passagens de nível que cruzam as avenidas de Três Lagoas em horários de pico.

Na tarde de ontem, dezenas de condutores estavam revoltados com a manobra de uma composição férrea que provocou um grande congestionamento no cruzamento das avenidas Clodoaldo Garcia e Filinto Muller. A maioria reclamava do atraso que estavam sendo submetidos para volta ao trabalho. “Isso é uma verdadeira falta de respeita com a população. Estou cansado de ficar esperando nesse calor. Quase todo dia acontece isso”, reclamou Samuel de Paula da Silva, que aguardava na fila quilométrica de veículos, que se formou ao longo da avenida Clodoaldo Garcia no sentido bairro centro, assim como na Filinto Muller no sentido inverso.

A reportagem do JP, viu um jovem pulando o vagão, colocando a própria vida em risco, porque estava cansado de esperar pela manobra do trem. Esse desconforto, também gerou reclamação nas redes sociais. No facebook uma jovem postou o seguinte comentário: “90% dos meus horários estão sendo prejudicados por causa desse trem, e o pior é que praticamente em todos os horários, manhã, tarde e noite”, postou. Outros internautas comentaram que estão cansados de promessas.

Os trilhos, procedentes da Turquia, era o material que faltava para a retomada das obras, segundo alegação das autoridades. Segundo o engenheiro do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), de Três Lagoas, Milton Rocha Marinho, todo o material já está em Três Lagoas. Entretanto, está faltando um entendimento entre o governo federal e a empresa, que está solicitando a assinatura de termo aditivo ao valor do contrato. 

A empreiteira já estava reivindicando esse aumento antes e, depois da paralisação da obra e de constatar a necessidade de execução de alguns serviços que devem ser refeitos, a empreiteira resolveu sentar em cima do próprio contrato e forçar o acatamento de sua proposta.

De acordo com Marinho, a greve dos servidores do DNIT também contribuiu para atrasar ainda mais esse processo. Não há previsão para a retomada das obras do contorno ferroviário, que é de responsabilidade do governo federal.

O contorno ferroviário terá 12,4 quilômetros de extensão. Inicialmente, estava orçado em R$ 33 milhões. Os trilhos, importados da Turquia custaram R$ 4.979.000,00 e os materiais de fixação e parafusos estão orçados em R$ 3.651.390,0.

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