Trilhos chegaram, mas obras do contorno continuam paradas
Três Lagoas (MS) - As obras do contorno ferroviário de Três Lagoas, paradas desde abril do ano passado, até hoje não foram retomadas, apesar dos trilhos e demais materiais necessários para a sua conclusão estarem disponíveis desde julho. Enquanto isso, motoristas de veículos e as demais pessoas que utilizam a via, ficam submetidos aos transtornos que impedem o fluxo de trânsito com as manobras de trens nas passagens de nível que cruzam as avenidas de Três Lagoas em horários de pico.
Na tarde de ontem, dezenas de condutores estavam revoltados com a manobra de uma composição férrea que provocou um grande congestionamento no cruzamento das avenidas Clodoaldo Garcia e Filinto Muller. A maioria reclamava do atraso que estavam sendo submetidos para volta ao trabalho. “Isso é uma verdadeira falta de respeita com a população. Estou cansado de ficar esperando nesse calor. Quase todo dia acontece isso”, reclamou Samuel de Paula da Silva, que aguardava na fila quilométrica de veículos, que se formou ao longo da avenida Clodoaldo Garcia no sentido bairro centro, assim como na Filinto Muller no sentido inverso.
A reportagem do JP, viu um jovem pulando o vagão, colocando a própria vida em risco, porque estava cansado de esperar pela manobra do trem. Esse desconforto, também gerou reclamação nas redes sociais. No facebook uma jovem postou o seguinte comentário: “90% dos meus horários estão sendo prejudicados por causa desse trem, e o pior é que praticamente em todos os horários, manhã, tarde e noite”, postou. Outros internautas comentaram que estão cansados de promessas.
Os trilhos, procedentes da Turquia, era o material que faltava para a retomada das obras, segundo alegação das autoridades. Segundo o engenheiro do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), de Três Lagoas, Milton Rocha Marinho, todo o material já está em Três Lagoas. Entretanto, está faltando um entendimento entre o governo federal e a empresa, que está solicitando a assinatura de termo aditivo ao valor do contrato.
A empreiteira já estava reivindicando esse aumento antes e, depois da paralisação da obra e de constatar a necessidade de execução de alguns serviços que devem ser refeitos, a empreiteira resolveu sentar em cima do próprio contrato e forçar o acatamento de sua proposta.
De acordo com Marinho, a greve dos servidores do DNIT também contribuiu para atrasar ainda mais esse processo. Não há previsão para a retomada das obras do contorno ferroviário, que é de responsabilidade do governo federal.
O contorno ferroviário terá 12,4 quilômetros de extensão. Inicialmente, estava orçado em R$ 33 milhões. Os trilhos, importados da Turquia custaram R$ 4.979.000,00 e os materiais de fixação e parafusos estão orçados em R$ 3.651.390,0.
-
Capacitação gratuita “Curso de Solda – princípios de soldagem” inicia dia 14 de maio
Capacitação gratuita “Curso de Solda – princípios de soldagem” inicia dia 14 de maio
-
SEINTRA pede conscientização da população para manter bueiros limpos
SEINTRA pede conscientização da população para manter bueiros limpos
-
Água Clara está na posição 10° no Ranking Estadual de Alfabetização
Água Clara está na posição 10° no Ranking Estadual de Alfabetização
-
CRAS amplia horário de atendimento e começa atender no almoço
CRAS amplia horário de atendimento e começa atender no almoço
PARCEIROS
- Segunda-feira, 13 de Maio de 2024
- Geral Detran-MS abre lances de leilão com novo mecanismo para veículos com restrição Com foto Com vídeo
- Emprego Semana começa com Funtrab oferecendo 3.899 vagas de emprego Com foto Com vídeo
- Geral MS é destaque em Nova Iorque e impressiona investidores por potencial Com foto Com vídeo
- Geral Feirão da Empregabilidade disponibiliza 122 empregos Com foto Com vídeo
- Geral Mato Grosso do Sul inicia o envio de 15 mil cobertores doados para o RS Com foto Com vídeo
- Paranaíba Iniciada a pavimentação asfáltica na Rua Otávio Cruz Com foto Com vídeo
- Paranaíba Estrada dos Coqueiros receberá cascalhamento e alargamento Com foto Com vídeo
Tweets by bolsaoms