Plantio da soja já ocupa maior área das últimas cinco safras
O retorno das chuvas na primeira quinzena de outubro provocou uma corrida dos agricultores para semear a próxima safra de soja. A área plantada até a terceira semana de outubro já superava 30% do total e o ritmo do plantio estava 10,1 pontos percentuais maior que o verificado no mesmo período do ano passado, sendo ainda superior ao das últimas cinco safras.
Os dados estão no Boletim do Projeto Siga-MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), coordenado pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) em parceria com a Aprosoja/MS (Associação de Produtores de Soja de MS).
Mato Grosso do Sul deve plantar 4.501 hectares de soja nessa safra, aumento de 6,8% em relação à área ocupada com a cultivar na safra passada. Desse total, já haviam sido plantados 1.440 hectares até a terceira semana de outubro.
O plantio está mais adiantado na região Sul, com média de 39,7%, enquanto a região Centro está com 20,7% e a região Norte com 17,2% de média. No geral, os técnicos do Projeto Siga-MS avaliam que 94,7% das lavouras são consideradas com boas condições para o plantio, sendo que a região Sul apresenta a maior área – 20% – de lavouras em condições ruins.
A expectativa é de que os agricultores colham 51,7 sacas de soja por hectare, em média, o que resultará numa produção total beirando 14 milhões de toneladas. Os técnicos do Siga-MS acreditam que, com base nos registros dos últimos cinco anos, a maior parte da área da soja seja semeada entre os meses de outubro e novembro.
"Historicamente, uma janela de plantio concentrou-se entre os dias 18 de outubro e 8 de novembro, período durante o qual aproximadamente 70% da semeadura foi realizada", frisa o documento.
Embora tenha voltado a chover com frequência, dados do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), órgão também vinculado à Semadesc, aponta que o índice de chuvas na primeira quinzena de outubro ficou abaixo da média histórica em todos os municípios.
Conforme previsão do Cemtec/MS, entre os dias 21 a 29 de outubro devem ser registradas chuvas com acumulados entre 10 milímetros e 60 milímetros, principalmente nas regiões Norte, Pantaneira e Nordeste do Estado. No segundo período (de 29 de outubro a 6 de novembro), há probabilidade para chuvas com acumulados entre 20 milímetros e 60 milímetros.

-
Casa do Trabalhador disponibiliza 153 vagas de emprego em Chapadão do Sul
Casa do Trabalhador disponibiliza 153 vagas de emprego em Chapadão do Sul
-
Inscrições para oficina gratuita de violão para crianças e adolescentes
Inscrições para oficina gratuita de violão para crianças e adolescentes
-
Saúde divulga convocação no Processo Seletivo Simplificado
Saúde divulga convocação no Processo Seletivo Simplificado
-
13 de Julho | Dia do Estatuto da Criança e do Adolescente.
13 de Julho | Dia do Estatuto da Criança e do Adolescente.

PARCEIROS
- Terça-feira, 14 de Julho de 2026
- Geral 2ª sessão aprova Emenda à LDO 2027 em Brasilândia Com foto Com vídeo
- Assistência Social Projeto Mãos Solidárias oferece loja solidária gratuita para famílias atendidas pelo CRAS Com foto Com vídeo
- Governo Prefeitura amplia canais da Ouvidoria e disponibiliza atendimento gratuito pelo 0800 999 2080 para fortalecer a voz do cidadão Com foto Com vídeo
- Geral Prefeitura de Paranaíba abre seleção para Agricultura e Pecuária Com foto Com vídeo
- Saúde Saúde divulga convocação no Processo Seletivo Simplificado Com foto Com vídeo
- Agricultura Secretaria de Agricultura acompanha produção de alimentos destinados ao PNAE Com foto Com vídeo
- Geral Encerra hoje as inscrições para curso profissionalizante de Eletricista de Redes de Distribuição de Energia Elétrica em Costa Rica Com foto Com vídeo
Tweets by bolsaoms





