Chapadão do Sul | Com Prefeitura | 30/01/2017 14h24

Horta Urbanas. Moradia Urbana com tecnologia social

Compartilhe:

O projeto Moradia urbana com tecnologia Social, da Fundação Banco do Brasil, em parceria com o Instituto Pólis, visa melhorar a alimentação das pessoas envolvidas na Tecnologia Social Hortas Urbanas, beneficiando o ambiente como um todo e favorecendo a relação da comunidade com o bairro e o seu entorno por meio do cultivo ecológico de alimentos e ervas medicinais em hortas, jardins, canteiros suspensos e outras possibilidades a depender da realidade local.

Para melhor ajudar aos interessados foi elaborado uma cartilha chamada “Hortas Urbanas” que é composta por três partes que envolvem a preparação da horta, o cultivo das hortaliças e, finalmente, o modo de preparar os vegetais a partir de algumas receitas. A cartilha esta disponível download ( http://polis.org.br/wp-content/uploads/Hortas-Urbanas-FINAL-bx-site.pdf  ) 

A proposta é a de iniciar a produção de alimentos voltada para  o consumo direto das famílias envolvidas, reduzindo os gastos com esses produtos. Mas além da saúde humana, e redução dos gastos, a agricultura de base ecológica busca, a sustentabilidade do meio mediante, a manutenção e a melhoria da fertilidade e da vida do solo, a partir da prática de um manejo adequado.

A organização do grupo interessado em trabalhar com a horta é de extrema importância para o sucesso na produção, sendo necessário levar em consideração o número de pessoas e a disponibilidade de tempo de cada um. É preciso criar um espirito de colaboração, definindo responsabilidades, de acordo com as aptidões de cada um, seja no preparo do composto e do solo, seja no preparo das mudas (sementeira), como também na disponibilidade de fazer a rega entre outros fatores.

O conhecimento que muitas pessoas possuem, pelo saber popular, sobre o ciclo da natureza (chuva, seca, época de plantio etc.) é um aspecto importante que deve ser incorporado no momento de planejar a horta e na realização do plantio.

DICA DE ALIMENTAÇÃO:

Aproveitamento Integral de Alimento garante uma alimentação de melhor qualidade em vitaminas e fibras que são encontradas em grande quantidade nas folhas, cascas, talos e bagaços das hortaliças e frutas, por este motivo estas partes podem ser aproveitadas pois possuem alto valor nutricional.

Os legumes devem ser preparados de preferência inteiros, ou em pedaços grandes, em pouca água, o suficiente para cobri-los, evitando a perda de nutrientes na água do cozimento;
Coloque água fervendo para cozinhar os legumes, diminuindo o tempo de cozimento, economizando gás e evitando a perda de muitos nutrientes;
Aproveite a água utilizada no cozimento dos legumes para preparar arroz, feijão ou outros pratos;
Consumir líquidos facilita a absorção das fibras;
Hortaliças devem ser consumidas diariamente e de preferência cruas;
As folhas verdes, tais como as de couve-flor, cenoura, rabanete, beterraba, abóbora podem ser utilizadas em farofas, no feijão, em bolinhos, sopas, arroz ou refogados;
Os talos de agrião, espinafre, couve podem ser aproveitados no preparo de bolinhos, farofas, refogados ou arroz.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS