Geral | Com Prefeitura de Brasilândia | 25/06/2024 09h43

Prefeitura de Brasilândia firma contrato de reciclagem com a Assobra

Compartilhe:

Na última sexta-feira (21/06), o Município de Brasilândia firmou o contrato com a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Brasilândia (Assobra). No dia anterior (20/06), o prefeito Dr. Antonio Thiago se reuniu com a presidente da entidade, Jociani Ferreira da Silva, para se informar mais detalhes do contrato de prestação de serviços de coleta de materiais recicláveis.

A parceria, que terá um investimento total de R$ 180.001,80, será dividida em doze meses, com um valor mensal de R$ 15.000,15 a depender da produtividade da associação.

Esse contrato permitirá que a Assobra, composta por catadoras locais, realize a coleta seletiva porta a porta, transporte dos materiais recicláveis e reutilizáveis, e a disposição final adequada dos resíduos sólidos urbanos recicláveis ou reutilizáveis gerados em Brasilândia.

Durante a reunião, estiveram presentes os secretários municipais Valdeir Santana (Desenvolvimento Econômico) e Isabela Souza (Mulher Brasilandense) e José Carlos Soriano (Administração), que destacaram a importância do acordo para a sustentabilidade e a economia local.

A Assobra, fundada em 2003, conta com a colaboração de 10 pessoas formada, no momento, somente por mulheres, que garantem sua renda com a venda dos materiais recolhidos nas residências, comércios e empresas de Brasilândia.

O serviço de coleta seletiva será realizado conforme um cronograma semanal:

Segunda-feira: Centro (da Rua Jeremias Borges até a Rua COTERP), Jardim Mão Amiga, Jardim Brasília, Vale Verde, Jardim Imperial e Jardim Camargo.
Terça-feira: Centro (da Rua COTERP até a Rua Clóvis Cordeiro) e Thomaz de Almeida (COHAB).
Quarta-feira: Centro (da Rua Clóvis Cordeiro até a Rua da Aviação), Parque João de Abreu e Flavio Derzi.
Quinta-feira: José Rodrigues da Silva, João Paulo da Silva, José Inácio Batista e Jardim Primavera.

A população deve colaborar separando os materiais recicláveis em sacos ou sacolas, sem a necessidade de uma separação rigorosa, desde que incluam materiais recicláveis, tais como:

Papel: revistas, jornais, cadernos, listas telefônicas, caixas de papel e papelão, embalagens.
Plástico: garrafas de água e refrigerante (PET), sacos, tubos, brinquedos, baldes, embalagens plásticas de produtos de limpeza e higiene.
Metal: latas de bebida ou alimentos em conserva, bacias, baldes de alumínio, panelas, objetos de ferro, bronze, alumínio, aço, cobre e latão.
A iniciativa reforça o compromisso da prefeitura e da Assobra com a melhoria ambiental da cidade e do planeta, promovendo uma gestão de resíduos mais sustentável e eficiente.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS