Partidos rivais se unem para afastar Cunha definitivamente
Partidos da antiga oposição à presidente afastada Dilma Rousseff, PSDB, DEM e PPS começaram a negociar uma união com os antigos adversários PT, PCdoB e Rede por um objetivo comum: afastar, por definitivo, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência da Câmara e realizar novas eleições na Casa.
A articulação prevê ainda a discussão de um nome para disputar a sucessão do peemedebista contra o candidato apoiado por Cunha e que sairá do Centrão, grupo de 13 partidos comandado por PP, PR, PSD e PTB.
O diálogo entre os dois grupos foi aberto nesta quarta-feira, 8. Como revelou a Coluna do Estadão, foram discutidas alternativas para provocar a realização de novas eleições internas.
No encontro, a antiga oposição cobrou apoio dos petistas ao projeto que declara vago o cargo de presidente da Câmara.
De autoria do deputado Roberto Freire (PPS-SP), se aprovado, forçaria a realização de nova eleição, acabando com a presidência interina do deputado Waldir Maranhão (PP-MA).
O maranhense assumiu o comando da Casa no início de maio, após o Supremo Tribunal Federal afastar Cunha.
Para aprovar o projeto, precisam de assinaturas de líderes que representem 257 deputados. Até agora, contudo, apenas PSDB, DEM, PPS e PSB apoiam a proposta.
Juntos, os quatro partidos têm 119 parlamentares. A nova oposição - PT, PC do B, PDT e o deputado Silvio Costa (PT do B-PE) - soma 90 parlamentares.
'Dúvida'
O PT, por ora, se recusa a assinar o pedido. "Tenho muita dúvida da real intenção deles", afirmou o líder do partido, Afonso Florence (BA).
Ele disse desconfiar de que a antiga oposição quer aprovar o projeto em um acordo para tirar Cunha da presidência da Câmara, mas o preservando do processo de cassação que tramita no Conselho de Ética da Casa.
A avaliação no PT e nos outros partidos adversários de Temer é que, por enquanto, pode ser mais favorável lidar com o presidente interino da Câmara.
Embora seja aliado de Cunha e do Centrão, Maranhão votou contra o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff e é próximo de deputados do PT, PCdoB e PDT, além de ser aliado do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB).
A antiga oposição não aceita Maranhão. "O que está em questão é a normalidade da Casa. Não dá para Waldir Maranhão presidir", afirmou o líder do PSDB, Antonio Imbassahy (BA).
O tucano nega acordo para salvar Cunha. "A cassação de Cunha é consequência e, caso venha para o plenário, será inevitável", disse.
Embora tenham tido divergências na primeira conversa, os dois grupos vão continuar as articulações. Nova reunião está marcada para a próxima semana.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Tópicos: Câmara dos Deputados, Política no Brasil, Oposição, DEM, Partidos políticos, Eduardo Cunha, PCdoB, PSDB, PT
-
Novas avenidas da cidade recebem redutores de velocidade
Novas avenidas da cidade recebem redutores de velocidade
-
Obra da MS-320 vai ligar cidades e impulsionar economia do Vale da Celulose
O ponto de largada para o início da obra foi dado nesta quinta-feira (11), durante solenidade em Três Lagoas
-
Comitê de combate à dengue em Três Lagoas realiza última reunião de 2025
Comitê de combate à dengue em Três Lagoas realiza última reunião de 2025
-
Três Lagoas abre processo seletivo com diversas vagas
Três Lagoas abre processo seletivo com diversas vagas

PARCEIROS
- Sexta-feira, 12 de Dezembro de 2025
- Costa Rica Prefeitura investe em transporte Infantil com aquisição de 15 novos Carrinhos Com foto Com vídeo
- Geral Governo de MS acelera obras e amplia investimentos na saúde Com foto Com vídeo
- Chapadão do Sul Prefeitura e SEST SENAT garante benefícios para servidores municipais Com foto Com vídeo
- Saúde Comitê de combate à dengue em Três Lagoas realiza última reunião de 2025 Com foto Com vídeo
- Geral Servidora vai à Brasília representando Saúde de TL para receber certificação Com foto Com vídeo
- Aparecida do Taboado Serviço de Convivência celebra conclusão dos cursos de crochê e bordado Com foto Com vídeo
- Inocência Prefeito Alinha Novos Projetos do MS Ativo para 2026 Com foto Com vídeo
Tweets by bolsaoms







