Três Lagoas | Com Tatiane Simon | 23/02/2017 08h30

50% dos microempreendedores estão inadimplentes ou inativos

Compartilhe:

Pelo menos a metade dos microempreendedores individuais (MEIs) cadastrados no Simples Nacional de Três Lagoas estão inadimplentes ou inativos. Os números da Receita Federal apontam, em um levantamento feito em agosto passado, que mais de 66,94% dos microempreendedores locais estavam inadimplentes com o recolhimento de impostos atrasados ou então inativos.

A situação se repete quando a análise é feita em todo o Mato Grosso do Sul, segundo a diretora técnica do Sebrae/MS, Maristela França. Em visita à Três Lagoas e a nova sede do Sebrae, a economista salientou que o grande prejudicado pela inadimplência é o próprio empreendedor, além de uma cadeia de consequências no âmbito local ou até mesmo no bairro deste micro empresário. "Estar inadimplente significa que este empreendedor corre o risco de não ter acesso a direitos previdenciários como auxílio-doença, salário-maternidade e aposentadoria invalidez", avalia.

Além disso, França explica que quitar as parcelas não o assegura novamente de todos os benefícios, pois "cada um tem um tempo de carência diferente e a contagem inicia-se apenas a partir do pagamento da primeira contribuição sem atraso".

REGISTRO CANCELADO

O microempreendedor inadimplente corre ainda o risco de ter o registro cancelado. Conforme regulamentação, isso pode ocorrer após dois anos consecutivos e completos de não pagamento e de omissão de declaração anual das operações comerciais.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS