Três Lagoas | Com Assessoria de Comunicação | 09/01/2017 15h58

Imunização divulga mudança de prazo para algumas vacinas e reforço do HPV

Compartilhe:

Já estão disponíveis em todos os postos de saúde de Três Lagoas doses da vacina contra o HPV para meninos entre 12 e 13 anos de idade. A vacinação será oferecida durante todo o ano, protegendo os meninos contra quatro tipos de vírus HPV. “O ideal é se prevenir antes do inicio da vida sexual ativa. Quanto mais precoce a dose, mais eficaz será”, explica a coordenadora do Setor de Imunização, Humberta Azambuja. Ela ainda acrescenta a necessidade das duas doses, com intervalo de 6 meses.

A meta é vacinar 1024 meninos na faixa etária designada, mas para obter maior cobertura e atingir bons resultados há uma proposta do Ministério da Saúde para que no mês de março meninos (alunos) sejam vacinados nas escolas.

Reforçando os trabalhos, a coordenadora avisa que neste ano algumas alterações quanto ao tempo de imunização foram alteradas, garantindo mais proteção à população, como no caso da hepatite A e tetraviral. A vacina para hepatite era oferecida somente para menores de dois anos de idade. Agora, o prazo foi estendido para a faixa que engloba os menores de cinco anos de idade, caso a criança não tenha completado o esquema vacinal. A tetraviral previne contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela.

Outra novidade ofertada pelo Ministério da Saúde é a disponibilidade de vacinação contra meningite para meninos e meninas de 12 a 13 anos de idade.

Mudanças também para a imunização das gestantes. A vacina DTPA adulta, contra coqueluche (tosse cumprida), passa a ser oferecida a mulher grávida a partir do quinto mês de gestação. Antes, era disponibilizada a partir do sétimo mês. A coordenadora Humberta reforça que o ideal é toma-la, no máximo, até 20 dias antes do parto. Caso a mulher ainda não consiga tomar a dose neste período, poderá tomar no período puerpério (pós-gestação).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS