Capacitação | Com Prefeitura de Três Lagoas | 05/09/2018 08h00

Farmacêuticos de TL e macrorregião participam de curso

Compartilhe:

Farmacêuticos das unidades da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas e dos municípios da macrorregião estão reunidos, desde o início da tarde de ontem, terça-feira (4), e pela manhã e à tarde desta quarta-feira (5), no Centro Cultural Professora “Irene Marques Alexandria”.

São 44 profissionais de Farmácia das unidades da Rede Pública de Saúde de Três Lagoas, Água Clara, Paranaíba, Selvíria, Anaurilândia, Brasilândia, Inocência e Bataguassu.

O curso, dividido em seis módulos mensais consecutivos e presenciais, que se estenderá até março de 2019, é promovido pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), em parceria com o Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul (CRF-MS), com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e da SMS de Três Lagoas.

Como explicou a diretora do Departamento de Medicamentos e Laboratório da SMS, farmacêutica Andrea Nakamura da Silva, “para a realização deste curso e outras capacitações que, certamente virão, foi criado em Três Lagoas o Polo Regional de Farmácia”, informou.

Até então, no estado de Mato Grosso do Sul, existiam apenas os polos regionais de Campo Grande e Dourados.

Este primeiro módulo do curso gira em torno da seguinte temática: “Cuidado Farmacêutico no Sistema Único de Saúde – SUS”.

Na abertura do curso, estavam presentes, junto com a secretária de Saúde de Três Lagoas, Angelina Zuque, a presidente do CRF/MS, Kelle Slavec; a Conselheira Federal Farmácia por Mato Grosso do Sul, Marcia Saldanha, a quem se deve a iniciativa, empenho e mobilização para Três Lagoas se transformar em Polo Regional de Farmácia; coordenadora estadual de Assistência Farmacêutica da SES/MS, Nathalia da Silva Dantas Pellicioni; e o farmacêutico e empresário do ramo, Olentino Queiroz Garcia, delegado regional por Três Lagoas no CRF/MS.

IMPORTÂNCIA

“Este curso é importantíssimo para a melhoria do atendimento à saúde da nossa população, no que diz respeito à assistência farmacêutica, que vem sendo ampliada na gestão do nosso prefeito Angelo Guerreiro”, comentou a secretária Angelina Zuque.

A secretária de Saúde de Três Lagoas se referiu à implantação de sete novas farmácias, sendo três em 2017 (Clínica da Mulher, ESF Jardim Maristela e ESF Jupiá) e quatro em 2018, ou seja, as farmácias da ESF Interlagos, ESF Santo André, ESF Vila Haro e a da ESF Santa Rita.

A instalação de uma oitava farmácia foi, recentemente, anunciada pelo prefeito Angelo Guerreiro, para atendimento da população que reside na área de abrangência da ESF Vila Piloto.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS