Artista fará dois portais de entrada no município. A obra faz parte do programa Mãos Obra e deverá ter início no mês de junho

"/>
Cultura e Lazer | Roberto Abib | 27/04/2012 11h59

Prefeito André Alves recebe visita do artista Adélio Sarro

Compartilhe:
Artista fará dois portais de entrada no município. A obra faz parte do programa Mãos Obra e deverá ter início no mês de junho Artista fará dois portais de entrada no município. A obra faz parte do programa Mãos Obra e deverá ter início no mês de junho (Foto: Gilberto F. Cruz)

O prefeito Municipal de Aparecida do Taboado, André Alves Ferreira (PMDB), recebeu em seu gabinete a visita do artista Adélia Sarro na tarde desta quinta-feira, 26 de abril. O encontro teve o objetivo de definir alguns detalhes para início da construção dos dois portais de entrada no município.

Segundo o pintor e escultor, os portais representarão a história do município. “Na parte superior, em formato de ondas, o monumento representará a natureza, a água, as ondas do rio e sol. Na parte inferior, nos baixos relevos, vamos contar a história do município por meio da música, pecuária, olarias”, explica o artista.

O universo de Sarro é composto de personagens representando os trabalhadores rurais em que o trabalho duro se caracteriza pelos braços, pernas, mãos e pés em dimensões exageradas.  Tais personagens também serão esculpidos nos portais de entrada do município de Aparecida do Taboado. “Em cima dos portais haverá esculturas representando o trabalhador de olarias, da pecuária e o fundador da cidade”, acrescenta Sarro.  Num portal, as esculturas estarão na coluna central, e no outro, na parte lateral.

Na semana que vem, o artista deverá dar início a implantação dos portais no local, no entanto, a obra começa a surgir em meados de junho.  Um portal se localizará na entrada da cidade no sentido Paranaíba – Aparecida do Taboado, em frente ao trevo ( próximo a indústria Pelmex); e o outro, se localizará no sentido Santa Fé do Sul – Aparecida do Taboado, antes da rotatória e do anel viário.

“Além de contar nossa história por meio de esculturas e traços de um artista de renome internacional como Adélio Sarro, os portais representarão as características de nosso povo trabalhador, religioso e hospitaleiro”, comenta o prefeito André Alves Ferreira.

 

O artista

 

Nascido em 1950, em Andradina (SP), filho de agricultores de origem italiana e portuguesa, desde tenra idade demonstrou inclinação e gosto para o desenho. Acompanhou a família, sempre a procura de melhores condições de vida, por diversas cidades de São Paulo e Goiás. Chegando a Duartina, seu pai resolveu abandonar o trato da terra para assumir a profissão de pedreiro, tendo Adélio como ajudante.

 Mas Adélio Sarro tinha projetos mais ambiciosos. Nunca tinha deixado de lado seuS rabiscos. De início, um programador visual deu-lhe o emprego de letrista enquanto nas horas vagas frequentava as aulas de uma professora do Grande ABC. Assim começou a desenhar e a pintar seus quadrinhos que, reconhece, ainda estavam muito longe de qualquer ideal. Nessa época organizou sua primeira exposição no Centro de Convenções de São Bernardo.

Por uma casualidade, em 1972, viajou à pequena cidade paulista de Brodowski e lá tomou contato com a obra de Cândido Portinari. Ficou tão deslumbrado e fascinado com o que viu, que imediatamente decidiu seguir a carreira de pintor. Comprou livros sobre Portinari e começou a trabalhar copiando as obras do grande artista.

Adélio Sarro foi convidado para organizar seis diferentes mostras no Japão. Era seu batismo como pintor internacional. Dois anos depois foi para a Itália e, nos anos seguintes, o Japão novamente, Uruguai, Argentina, França, Estados Unidos, Portugal, Nicarágua, Suíça, Alemanha, Bélgica, Noruega, Cingapura e Austrália.

Sarro não é apenas um desenhista e pintor em telas. Ganhando notoriedade como artista e desenvolvento técnicas novas, como portais de entrada nos municípios, atendendo encomendas de instituições públicas e privadas.

 

Mãos à obra

 

Os portais de entrada fazem parte do Programa Mãos à Obra, uma série de ações realizadas e que estão a realizar pelo governo municipal em benefício de mais qualidade de vida para todos os aparecidenses com a finalidade de ratificar o município na rota do progresso e do bem-estar.

Por meio da construção, reforma, ampliação e pavimentação, a cidade que possui uma grande diversificação econômica, se prepara para o seu desenvolvimento com as Mãos à Obra.

 

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS