TCE | Da Redação/Com Assessoria | 04/09/2015 15h16

Novo modelo de gestão do TCE-MS recebe honrarias

Compartilhe:

A conquista é resultado de uma nova visão trazida pelo presidente Waldir Neves para que, em poucos meses de administração, o Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul entrasse no caminho da modernidade para cumprir plenamente a sua missão e atender as expectativas da sociedade. Nesse sentido o conselheiro implementou um modelo de gestão, que já tem como realidade, entre muitas ações concretizadas, processos on-line  que dão celeridade e qualidade  no sistema de busca por processos em tramite no TCE. A localização pode ser feita por meio de números do processo, de protocolo ou ainda de ofício.

A medalha de homenagem ao presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, conselheiro Waldir Neves Barbosa, foi entregue pelo governador do Estado Reinaldo Azambuja.  A solenidade dos 180 anos da Polícia Militar também concedeu condecoração ao TCE-MS pela relevância dos serviços prestados por meio da Escola de Controle Externo, que tem como missão capacitar jurisdicionados e servidores que fiscalizam a gestão do dinheiro público. A medalha foi recebida pela conselheira e diretora da ESCOEX, Marisa Serrano ao lado do presidente Waldir Neves que estendeu as homenagens a todos os servidores pela eficácia, comprometimento e motivação no trabalho e busca de resultados, sem se esquecer da gestão compartilhada consolidada pelo apoio dos membros do Corpo Deliberativo. 

Na melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo Tribunal, merece destaque também, a Instrução de Trabalho, que é um documento que regula o trabalho de cada setor trazendo o organograma da área, os perfis e atribuições de cada servidor, visando assim dar qualidade aos serviços prestados e no atendimento aos jurisdicionados e sociedade. Os primeiros setores a serem mapeados e terem a sua rotina fundamentada por uma “Instrução de Trabalho” são o Cartório e o Protocolo.

“Quando assumi adotei como foco principal a comunicação, a reestruturação do Tribunal e, em especial, a capacitação de servidores e técnicos dos 905 órgãos jurisdicionados. Para isso, elaboramos 87 projetos e ações de modernização, dos quais, 26 já concluídos no início do mês de agosto”, destacou Waldir Neves.

Outro aspecto relevante na administração do conselheiro Waldir Neves é o ingresso do Tribunal na Rede de Controle onde, além de cumprir sua função de controle externo prevista na constituição, o TCE-MS passa a ser um órgão orientador (pedagógico), voltado ao combate da corrupção e a má gestão dos recursos públicos.

Dentre os projetos executados pelo Tribunal se destacam o livro do IDEB, uma publicação que contém os índices de desenvolvimento da educação básica dos municípios de Mato Grosso do Sul, bem como o levantamento que revela a aplicação de recursos na área da saúde.  

Segundo a conselheira Marisa Serrano, a partir deste trabalho, o TCE-MS reafirma a sua política estratégica de incrementar ações de caráter preventivo e orientador. “Com base nessas publicações os gestores podem avaliar os seus gastos e a qualidade dos serviços prestados a sociedade, bem como, planejar melhor os investimentos”. Nesse aspecto o presidente Waldir Neves complementou; “Além dos municípios, o governo do estado e o governo federal vão poder utilizar também as informações contidas no Livro para planejar e direcionar os recursos e investimentos na Saúde por meio destes indicadores”.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS