Produção industrial brasileira fecha 2019 com queda de 1,1%
A indústrias extrativas do país fechou 2019 com uma queda de 1,1%, segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) divulgados hoje (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio depois de duas altas consecutivas, em 2017 (2,5%) e 2018 (1%).
Segundo o gerente da pesquisa, André Macedo, um dos responsáveis pela queda de 2019 foi o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG), que teve impacto importante no recuo de 9,7% das indústrias extrativas no ano.
Mas esse não foi o único motivo para a queda. Dezesseis das 26 atividades industriais pesquisadas tiveram queda no ano. “A produção industrial pode estar sendo impactada pelas incertezas no ambiente externo e também pela situação do mercado de trabalho no país que, embora tenha tido melhora, ainda afeta a demanda doméstica”, explica Macedo.
Além das indústrias extrativas, tiveram quedas importantes os segmentos de metalurgia (-2,9%), de celulose, papel e produtos de papel (-3,9%) e de manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (-9,1%).
Por outro lado, dez atividades tiveram alta e evitaram um desempenho mais negativo da indústria, entre elas produtos alimentícios (1,6%), veículos automotores, reboques e carrocerias (2,1%), coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (1,7%), produtos de metal (5,1%) e bebidas (4%).
Entre as quatro grandes categorias econômicas da indústria, a queda foi puxada pelos bens intermediários, isto é, os insumos industrializados usados no setor produtivo (-2,2%) e pelos bens de capital, isto é, as máquinas e equipamentos (-0,4%).
Por outro lado, os bens de consumo tiveram alta. Os bens duráveis cresceram 2% e os bens semi e não duráveis, de 0,9%.
Dezembro
Analisando-se apenas o mês de dezembro de 2019, a indústria teve quedas de 0,7% na comparação com o mês anterior e de 1,2% em relação a dezembro de 2018.
Na comparação com novembro, a queda foi puxada pelos bens de capital (-8,8%). Entre as atividades da indústria, os principais recuos vieram de indústrias extrativas (-1,4%), de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-6,2%), de artefatos de couro, artigos para viagem e calçados (-6,6%), de metalurgia (-1,9%) e de produtos de metal (-2,9%).
Em relação a dezembro de 2018, o principal resultado negativo também veio dos bens de capital (-5,9%). Entre as atividades, as maiores quedas foram observadas nos segmentos de indústrias extrativas (-12,2%), metalurgia (-10,4%), produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-17,3%) e máquinas e equipamentos (-7,2%).

-
Semana de Avaliações SAEMS começa dia 10 nas escolas municipais
Semana de Avaliações SAEMS começa dia 10 nas escolas municipais
-
DUCZ foi liberado nesta quarta-feira, dia 5
DUCZ foi liberado nesta quarta-feira, dia 5
-
Governo de MS e bancada federal se reúnem para definir prioridades do Estado
Governo de MS e bancada federal se reúnem para definir prioridades do Estado
-
Governo de MS investe R$ 3 bi em obras de infraestrutura nos municípios
Governo de MS investe R$ 3 bi em obras de infraestrutura nos municípios

PARCEIROS
- Domingo, 09 de Novembro de 2025
- Infraestrutura Governo de MS abre licitações para obras de pavimentação em Cassilândia Com foto Com vídeo
- Geral Governo de MS e bancada federal se reúnem para definir prioridades do Estado Com foto Com vídeo
- Aparecida do Taboado DUCZ foi liberado nesta quarta-feira, dia 5 Com foto Com vídeo
- Chapadão do Sul Cidade ganha Ecoponto para descarte correto de materiais recicláveis Com foto Com vídeo
- Três Lagoas SEBRAE realiza Roadshow da Hotelaria em parceria com a SEDECT Com foto Com vídeo
- Sábado, 08 de Novembro de 2025
- Geral HR de Ponta Porã realiza 1ª cirurgia por videolaparoscopia Com foto Com vídeo
- Geral Mato Grosso do Sul realiza ‘Dia D’ de Combate à Dengue Com foto Com vídeo
Tweets by bolsaoms






